figuras da infância: inscrições, circunscrições e incêndios

Autores

  • flávia inês schilling Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
  • patrícia helena ferreira Secretaria Municipal de Ensino de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2016.23400

Palavras-chave:

infância, governo, risco, felicidade, memória

Resumo

É impossível resistir à tentação de escrever, neste breve artigo, sobre avessos e contrapelos. Pois, afinal, estamos sob a égide de "Incêndios" que, ao contrário do que se espera hoje, é uma história sem final feliz. Sem final, talvez. Ou com finais e começos diversos. A contrapelo das figuras contemporâneas de infância, em “Incêndios”, há a presença das genealogias e suas possibilidades de liberdade, centradas na memória, na dor, na luta, na resistência. Há, nestas mesmas genealogias, ao mesmo tempo, suas possibilidades de muitas prisões. Há miragens de liberdade centradas nas figuras femininas que conseguem olhar, de olhos bem abertos. Há a palavra – difícil e frágil – que se apresenta no cantar. Há silêncios a serem decifrados (e respeitados) e há, principalmente, a libertação via domínio da palavra: aprender a ler, aprender a escrever, aprender a contar, aprender a falar, aprender a pensar. Há, como seu avesso, a impossibilidade de colocar em palavras, a inutilidade de aprender a contar, aprender a falar, aprender a pensar. Além dos grandes discursos, há uma proposta de decifrar pequenos gestos, pistas, enigmas. Todavia, inspirando-nos no conceito de campo de visão (LAZZARATTO, 2011), e na ideia de visão periférica, como a capacidade do indivíduo enxergar pontos ao redor de seu campo visual trabalharemos no artigo o duplo infância-felicidade afetado pelo discurso do risco e procurará focar algumas questões presentes no que chamamos de enxurrada discursiva acerca do infantil, em especial, o apaziguamento da memória, da dor, da luta, da resistência, do acontecimento, enfim.

Palavras-chave:  infância; governo; risco; felicidade; memória.

Biografia do Autor

flávia inês schilling, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Pesquisadora do CNPq. Trabalha na área de Sociologia da Educação, Sociologia da Violência e Direitos Humanos.

patrícia helena ferreira, Secretaria Municipal de Ensino de São Paulo

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Supervisora de Ensino da Rede Municipal de Educação da Cidade de São Paulo

Downloads

Publicado

2016-06-28

Como Citar

schilling, flávia inês, & ferreira, patrícia helena. (2016). figuras da infância: inscrições, circunscrições e incêndios. Childhood & Philosophy, 12(23), 111–136. https://doi.org/10.12957/childphilo.2016.23400

Edição

Seção

dossiê