por entre as chamas da infância: presente, memória e transmissão de experiências de violência estatal

Autores

  • fabiana augusta alves jardim University of São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2016.23331

Palavras-chave:

Wadji Mouawad, Incêndios, Governamentalidade, Testemunho, Violência Estatal

Resumo

A partir da peça Incêndios, de Wadji Mouawad, dedicamo-nos neste artigo a examinar os problemas que a transmissão de experiências de violência estatal coloca para as relações entre governantes e governados, alterando os contornos da cultura política contemporânea.  Partimos das leituras foucaultianas de Édipo-Rei, de Sófocles, na medida em que o autor procura nela os traços de nosso “inconsciente político” no que se refere às relações entre poder, verdade e saber. Passamos à análise da peça de Mouawad, que, em nossa leitura, não apenas dialoga com Sófocles, como atualiza a encenação dessas relações entre veridicção, aleturgia e poder, ao deslocar (conforme a experiência história do século XX) o lugar do testemunho para o reconhecimento que confirma a dimensão propriamente trágica do drama. Dedicamos atenção, em seguida, a pensar que lugar o testemunho ocupou no interior do quadro das diferentes respostas que cada estado nacional ofereceu ao problema da violência empreendida contra parcelas de sua população, conforme a norma jurídica do genocídio ou de crimes contra a humanidade. A partir da imagem forte oferecida por Mouawad, da infância como faca cravada no pescoço, encerramos nossas reflexões referindo-nos ao momento atual, em que se coloca para nós a tarefa de escutar o silêncio e abrir passagem para uma entrada decidida no agonismo da história – o que altera, sem dúvida, aspectos centrais das relações de governo nas quais nos movemos.

Biografia do Autor

fabiana augusta alves jardim, University of São Paulo

Professor Dr. in the field of Sociology of Education, at the School of Education (USP). Co-leader of the Group of Researcher on Government, Ethics and Subjectivities.

Downloads

Publicado

2016-06-28

Como Citar

jardim, fabiana augusta alves. (2016). por entre as chamas da infância: presente, memória e transmissão de experiências de violência estatal. Childhood & Philosophy, 12(23), 155–178. https://doi.org/10.12957/childphilo.2016.23331

Edição

Seção

dossiê