escola de pensamento livre. uma viagem desde o estigma da subnormalidade até o empoderamento de pessoas entre pessoas

Autores

  • chema sánchez alcon Generalitat Valenciana

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2016.22930

Resumo

É possível que exista uma “escola” onde se “pense” com “liberdade” e cujos “professores” sejam pessoas com “incapacidade intelectual”? Estamos falando da possibilidade de que pessoas que tem “fracassado” “escolarmente”, já adultos, fundam um espaço escolar alternativo ao ensino acadêmico dirigido por eles (com os apoios necessários) e onde eles sejam os “professores socráticos” e os ensinamentos que aqui se transmite, que eles transmitem, tenham a ver com o pensamento, os valores ou as emoções. E esse sonho é uma utopia possível de dois educadores, Chema Sánchez e Juan Carlos Morcillo, e de uma instituição apoiando-os como FEAPS- Plena Inclusão, junto a Filosofia para CriançasComunidade Valenciana (FpN-CV) como assessora pedagógica: uma utopia possível, um espaço onde as pessoas não sejam etiquetadas por suas deficiências mas por suas potencialidades, um espaço criativo onde o pensamento, como dizia Ortega, seja uma função vital, como respirar ou como alimentar-se, um espaço afetivo onde as pessoas sejam o centro de nossos olhares e suas ideais ou sonhos ou valores componham as matérias “troncais” do programa educativo, um espaço instável onde possamos crescer juntos em deveres e em direitos, um espaço libertário que irradie uma nova forma de educar que não se fixe no que sabemos mas no que queremos e no que desejamos, um espaço sem copyright cujo melhor destino é ser copiado, reproduzido, recriado em outros lugares onde outras pessoas com incapacidade decidam tomar as rédeas da educação e demostrar a sociedade que não existem “pessoas incapazes” mas que existem sociedades que descriminam ou marginalizam aos demais em função de determinados padrões sociais que, por certo, não tem espaço em nossa Escola de Pensamento Livre.

Publicado

2016-08-19

Como Citar

sánchez alcon, chema. (2016). escola de pensamento livre. uma viagem desde o estigma da subnormalidade até o empoderamento de pessoas entre pessoas. Childhood & Philosophy, 12(24), 417–441. https://doi.org/10.12957/childphilo.2016.22930

Edição

Seção

dossiê