regras éticas e habilidades específicas

Autores

  • beth dixon S.U.N.Y. College at Plattsburgh

Palavras-chave:

Ethics Education, Ethical Rules, P4C Curriculum, Epistemic Skill Model

Resumo

Neste trabalho exploro a ideia que a novela filosófica P4C pode contribuir a decidir como devemos usar as regras éticas na educação moral. Tal como a vejo, a novela filosófica nos leva a considerar a utilização de uma regra ética com certa suspeita. Em seu ligar, temos em conta os contextos particulares e circunstâncias do pensamento ético, dizendo e atuando. Mas, se não ensinamos ética atravès de regras, então cabe se perguntar: qual é a alternativa pedagógica? Uma possibilidade é cultivar a expertise ética por analogia com um modelo de habilidade epistêmica de atividades práticas, tal como alguma moral particularista tem sustentado. O emprego de um modelo de habilidade tem fortes implicações para o ensino da ética numa ampla gama de entornos institucionais nos quais as regras e os princípios geralmente prevalecem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

beth dixon, S.U.N.Y. College at Plattsburgh

Professor of Philosophy

Downloads

Publicado

2015-06-18

Como Citar

DIXON, Beth. regras éticas e habilidades específicas. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 11, n. 21, p. 67–79, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20716. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

número especial