uma aproximação para "filosofar" a discussão
Palavras-chave:
philosophy for children, facilitation, teacher training, philosophical, questionsResumo
Este artigo responde ao interesse que muitos novos facilitadores de Filosofia para Crianças têm a respeito de como assegurar que uma discussão dos alunos seja filosófica. Duas maneiras de encaminhar esta questão são destacadas, e a segunda delas é identificada como a abordagem sobre a qual meu método se baseia. Particularmente, eu enfoco as questões prioritárias apresentadas pelos alunos que poderiam ser consideradas dúvidas de “indagação psicológica” e ofereço variados desdobramentos para conduzir essas dúvidas a uma discussão essencialmente filosófica. O método se baseia na familiaridade com áreas tradicionais da filosofia, e mostra a prática cotidiana para facilitadores com tal familiaridade. Aqueles que trabalham com desenvolvimento profissional em Filosofia para Crianças podem achar esta abordagem útil para iniciar ou desenvolver oficinas, e os novos facilitadores encontrarão aqui orientação suficiente para serem capazes de aplicar estes desdobramentos na sua prática. A discussão sobre a distinção e o vínculo entre questões filosóficas e empíricas está colocada, brevemente, e uma proposta é direcionada para auxiliar novos facilitadores de FpC a descobrir suas próprias habilidades para encontrar grupos de questões filosóficas relacionadas. Exemplos práticos de desdobramentos no meu método são fornecidos, e um guia para tê-los como base é apresentado. Finalmente, é delineada uma relação entre as questões que surgem de áreas acadêmicas tradicionais da filosofia e a ideia de filosofia como “amor à sabedoria”.Downloads
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Publicado
2015-11-30
Como Citar
KOVACH, Vanya. uma aproximação para "filosofar" a discussão. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 11, n. 22, p. 349–360, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20708. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
artigos