elaborando o “diálogo” nas comunidades de investigação: atenção ao discurso como um método para a facilitação do diálogo através da diferença

Autores

  • jennifer a. vadeboncoeur The University of British Columbia
  • claire alkouatli The University of British Columbia
  • negar amini The University of British Columbia

Palavras-chave:

dialogue, communities of inquiry, epistemic openness, discourse

Resumo

Nas comunidades de investigação, o diálogo é tanto um método quanto um resultado da investigação coletiva. De fato, os aspectos do diálogo – incluindo, aí, a elaboração e a colocação de perguntas, o desenvolvimento de hipóteses e explicações, e a proposta e a demanda de razões – são, frequentemente, sublinhados como tendo um papel significativo na qualidade do desdobramento do diálogo. Nos questionamos, ainda, sobre a qualidade do diálogo, argumentando que o diálogo deveria permitir a expansão, mais do que a condensação, da abertura epistemológica, e que é especialmente importante, nas comunidades multiculturais de investigação, reconhecer as diferenças culturais, perspectivistas e experimentais que existem junto às similaridades como recursos para o diálogo. O propósito deste artigo é destacar duas práticas discursivas que exemplificam a natureza do discurso como uma prática social e que pode ser usada na comunidade de investigação. Atentar para essas práticas discursivas pode possibilitar professores e alunos a refletirem sobre os desdobramentos do diálogo. Primeiramente, situamo-nos em uma sala de aula multicultural da Colúmbia Britânica do Canadá. Articulamos três princípios da comunidade de investigação e, em seguida, descrevemos e exemplificamos duas práticas discursivas: harmonia heteroglóssica e conhecimento lexical. Quando atendidos por professores e estudantes, 1) a harmonia heteroglóssica permite professores e estudantes a começarem a identificar, refletir e discutir sobre as vozes e as perspectivas que são configuradas, uma vez que os participantes investigam juntos, e 2) o conhecimento lexical permite professores e estudantes a começarem a identificar suas atribuições de pensamento e de sentimento para os atores sociais e a reconhecerem e nomearem as posições dos atores sociais em relação a um conjunto de relações sociais. Mais do que um meio de comunicação neutra, o discurso social e o diálogo possuem valores inerentes agregados. Atentar cuidadosamente para o discurso que constitui o diálogo na comunidade de investigação é uma importante ferramenta pedagógica tanto para professores quanto para alunos expandirem sua abertura epistemológica e tornar visível a aprendizagem que se desenrola.

Biografia do Autor

jennifer a. vadeboncoeur, The University of British Columbia

Jennifer A. Vadeboncoeur is Associate Professor of Human Development, Learning, and Culture at The University of British Columbia. Her scholarly interests include learning from young people about their experiences in alternative contexts for learning, as well as how these experiences are mediated by adults. Her research draws on cultural-historical approaches to learning and teaching, critical theory, ethnographic methods, and critical discourse analysis.

claire alkouatli, The University of British Columbia

Claire Alkouatli is currently a doctoral student in Human Development, Learning and Culture at The University of British Columbia. She completed an MA in the same program, with a concentration in Social and Emotional Learning. Her research is based upon a sociocultural perspective on the practices, objectives, and challenges of Islamic education and the learning and development of Muslim children in Canada and world wide.

negar amini, The University of British Columbia

Negar Amini is a graduate student in Human Development, Learning and Culture at The University of British Columbia. Her research explores the intersection of identity, narrative, and learning from a sociocultural approach, with learning as the link to identity construction.

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Publicado

2015-11-30

Como Citar

vadeboncoeur, jennifer a., alkouatli, claire, & amini, negar. (2015). elaborando o “diálogo” nas comunidades de investigação: atenção ao discurso como um método para a facilitação do diálogo através da diferença. Childhood & Philosophy, 11(22), 299–318. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20705

Edição

Seção

artigos