elaborando o “diálogo” nas comunidades de investigação: atenção ao discurso como um método para a facilitação do diálogo através da diferença
Palavras-chave:
dialogue, communities of inquiry, epistemic openness, discourseResumo
Nas comunidades de investigação, o diálogo é tanto um método quanto um resultado da investigação coletiva. De fato, os aspectos do diálogo – incluindo, aí, a elaboração e a colocação de perguntas, o desenvolvimento de hipóteses e explicações, e a proposta e a demanda de razões – são, frequentemente, sublinhados como tendo um papel significativo na qualidade do desdobramento do diálogo. Nos questionamos, ainda, sobre a qualidade do diálogo, argumentando que o diálogo deveria permitir a expansão, mais do que a condensação, da abertura epistemológica, e que é especialmente importante, nas comunidades multiculturais de investigação, reconhecer as diferenças culturais, perspectivistas e experimentais que existem junto às similaridades como recursos para o diálogo. O propósito deste artigo é destacar duas práticas discursivas que exemplificam a natureza do discurso como uma prática social e que pode ser usada na comunidade de investigação. Atentar para essas práticas discursivas pode possibilitar professores e alunos a refletirem sobre os desdobramentos do diálogo. Primeiramente, situamo-nos em uma sala de aula multicultural da Colúmbia Britânica do Canadá. Articulamos três princípios da comunidade de investigação e, em seguida, descrevemos e exemplificamos duas práticas discursivas: harmonia heteroglóssica e conhecimento lexical. Quando atendidos por professores e estudantes, 1) a harmonia heteroglóssica permite professores e estudantes a começarem a identificar, refletir e discutir sobre as vozes e as perspectivas que são configuradas, uma vez que os participantes investigam juntos, e 2) o conhecimento lexical permite professores e estudantes a começarem a identificar suas atribuições de pensamento e de sentimento para os atores sociais e a reconhecerem e nomearem as posições dos atores sociais em relação a um conjunto de relações sociais. Mais do que um meio de comunicação neutra, o discurso social e o diálogo possuem valores inerentes agregados. Atentar cuidadosamente para o discurso que constitui o diálogo na comunidade de investigação é uma importante ferramenta pedagógica tanto para professores quanto para alunos expandirem sua abertura epistemológica e tornar visível a aprendizagem que se desenrola.Downloads
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Publicado
2015-11-30
Como Citar
VADEBONCOEUR, Jennifer a.; ALKOUATLI, Claire; AMINI, Negar. elaborando o “diálogo” nas comunidades de investigação: atenção ao discurso como um método para a facilitação do diálogo através da diferença. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 11, n. 22, p. 299–318, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20705. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
artigos