fundamentos da democracia e sustentabilidade: poder, realidade e dragões
Palavras-chave:
childhood, sustainability, engaged philosophical inquiryResumo
Com o objetivo de compreender melhor como a Pesquisa Filosófica Engajada pode ser utilizada com crianças pequenas (4 anos) em assuntos relacionados ao meio ambiente florestal local, o presente estudo apresenta algumas descobertas de um projeto piloto de um ano e um estudo posterior acontecido num abrigo para crianças e numa floresta do entorno. Utilizando métodos de pesquisa etnográfica, consideramos, transcrevemos e analisamos vídeos digitais, registros fotográficos e áudio das atividades em resposta à pregunta: praticada com crianças de quatro anos como pode a pesquisa filosófica engajada ser usada como forma de investigar acerca do meio ambiente e do conceito de sustentabilidade? Esta pesquisa foi realizada em colaboração com crianças usando um modelo construído de comunidade democrática e uma pedagogia holística que permitiu achados relativos à: 1) processos de construção de uma comunidade democrática; 2) o uso do contexto para focar nossas discussões; 3) otimizar a pertença e o tamanho de um grupo; 4) pedir a palavra e o papel do moderador, incluindo contextualizar o propósito, questionar, clarificar e reiterar as ideias das crianças. Concluímos que crianças dessa idade são capazes de comprometer-se numa discussão filosófica com a ajuda de um moderador hábil e de oportunidades de comprometer-se experiencialmente em atividades relacionadas ao fluir da discussão.Downloads
Publicado
2015-11-30
Como Citar
macdonald, margaret joan, & bowen, warren. (2015). fundamentos da democracia e sustentabilidade: poder, realidade e dragões. Childhood & Philosophy, 11(22), 265–282. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20703
Edição
Seção
artigos