fundamentos da democracia e sustentabilidade: poder, realidade e dragões

Autores

  • margaret joan macdonald Simon Fraser University
  • warren bowen University of British Columbia

Palavras-chave:

childhood, sustainability, engaged philosophical inquiry

Resumo

Com o objetivo de compreender melhor como a Pesquisa Filosófica Engajada pode ser utilizada com crianças pequenas (4 anos) em assuntos relacionados ao meio ambiente florestal local, o presente estudo apresenta algumas descobertas de um projeto piloto de um ano e um estudo posterior acontecido num abrigo para crianças e numa floresta do entorno. Utilizando métodos de pesquisa etnográfica, consideramos, transcrevemos e analisamos vídeos digitais, registros fotográficos e áudio das atividades em resposta à pregunta: praticada com crianças de quatro anos como pode a pesquisa filosófica engajada ser usada como forma de investigar acerca do meio ambiente e do conceito de sustentabilidade? Esta pesquisa foi realizada em colaboração com crianças usando um modelo construído de comunidade democrática e uma pedagogia holística que permitiu achados relativos à: 1) processos de construção de uma comunidade democrática; 2) o uso do contexto para focar nossas discussões; 3) otimizar a pertença e o tamanho de um grupo; 4) pedir a palavra e o papel do moderador, incluindo contextualizar o propósito, questionar, clarificar e reiterar as ideias das crianças. Concluímos que crianças dessa idade são capazes de comprometer-se numa discussão filosófica com a ajuda de um moderador hábil e de oportunidades de comprometer-se experiencialmente em atividades relacionadas ao fluir da discussão.

Biografia do Autor

margaret joan macdonald, Simon Fraser University

Margaret MacDonald is an Associate Professor in the Faculty of Education at Simon Fraser University. Her research interests include innovative curriculum development in early childhood education, pedagogical documentation and intergenerational heritage language learning in First Nations communities.

warren bowen, University of British Columbia

Warren Bowen is a graduate student at UBC in the Science and Technology Studies department. He has worked for several years as a philosophy for children practitioner both in Alberta and BC, and is currently Philosopher in Residence at Simon Fraser University's UniverCity's Childcare Centre, Associate Director of the Vancouver Institute for Philosophy for Children, and Associate Director of Think Fun camps, an annual camp-based P4C program.

Downloads

Publicado

2015-11-30

Como Citar

macdonald, margaret joan, & bowen, warren. (2015). fundamentos da democracia e sustentabilidade: poder, realidade e dragões. Childhood & Philosophy, 11(22), 265–282. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20703

Edição

Seção

artigos