ontologia fenomenológica e educação: uma leitura de merleau-ponty

Autores

  • aimberê quintiliano Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Palavras-chave:

Fenomenologia, Educação, Corpo, Espírito, Percepção, Ontologia

Resumo

O presente artigo explora a filosofia de Merleau-Ponty, particularmente a ontologia do sensível e da percepção em busca de novos caminhos para a educação. Apresentando uma problemática geral sobre a questão da infância, o texto procura alternativas para pensar um processo educacional que seja mais adequado à natureza, tanto da infância quanto da própria educação no sentido que ela adquire para os filósofos. Partindo da dicotomia tradicional do ocidente, entre corpo e espírito, matéria e forma, existência e essência, e considerando as teorias contemporâneas e a fenomenologia, não unicamente a de Merleau-Ponty, o texto percorre diversas veredas teóricas, propícias a uma compreensão mais aguçada da relação entre nossa presença ao mundo e as nossas capacidades intelectuais. Como mostra a ontologia merleau-pontiana, não há separação que possa servir de base a teorias pedagógicas que busquem atingir a autonomia do pensamento e a capacidade de compreensão do outro. Assim, as questões levantadas são de ordem ética ao mesmo tempo que ontológica. As crianças, pela vivencia na escola, adquirem mais que conhecimentos objetivos sobre o mundo. Elas aprendem também a viver juntas, e a maneira como compreendemos o mundo influencia a maneira como elas vão compreender suas relações sociais, pessoais, profissionais. Uma teoria que abranja de forma mais completa a existência e a essência, por suposto, poderia nos ajudar a encontrar apoios mais sólidos para as nossas práticas educacionais.

Downloads

Publicado

2015-01-30

Como Citar

quintiliano, aimberê. (2015). ontologia fenomenológica e educação: uma leitura de merleau-ponty. Childhood & Philosophy, 10(20), 357–381. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20683

Edição

Seção

artigos