escutando crianças: o que elas nos deram a pensar?

Autores

  • silmara lídia marton Universidade Federal Fluminense
  • dagmar de mello e silva Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Infância, Escuta, Paisagem, Filosofia e Educação

Resumo

Este artigo resulta das experiências vividas no decorrer da realização de nosso trabalho de "filosofia com crianças", cujo princípio é suscitar uma experiência filosófica através da arte como estética de criação de sentidos para si e para o mundo. O que ora apresentamos resulta desse difícil, mas necessário intento, de traduzir em palavras as experiências coletivas e singulares vividas e que nos inseriu no exercício de pensar a filosofia para além dos limites rígidos de uma disciplina, apresentando-se para nós como uma rica experiência de pensamento. Para tanto, utilizamos filmes, músicas, paisagens sonoras, pinturas, histórias, contos, entre outros recursos que, na qualidade de dispositivos políticos de cognição inventiva ou mesmo operadores cognitivos, possam acionar estados difusos de sensibilidade, despertando a experiência de pensamento como acontecimento que emerge das relações do encontro entre sujeito e os signos do mundo, na perspectiva de sua autoformação. Exercitamos uma infância não reduzida a um tempo cronológico específico de uma vida, mas que emerge do interior de cada sujeito, nas possibilidades de sua condição humana. As crianças nos possibilitaram vislumbrar a filosofia como condição imanente ao infante, o que implica no encontro de si com o outro e na criação de novas formas de ser e estar no mundo. Atentamos para o fato de que a escuta da infância passa necessariamente pelo ato de parar para escutar a criança que existe em nós. Nesse processo de escuta, a nossa condição humana se abre, se descobre, se amplia, potencializando-se. Observamos que o deslocamento desse exercício de escuta para a escola aponta múltiplas possibilidades de desencadear processos internos nas crianças de modo a criarem suas próprias "paisagens", reorganizando assim seus padrões de compreensão do mundo e da vida. Defendemos, enfim, a filosofia como expressão da vida tal como na arte e na infância; criação de si e criadora de mundos.

Biografia do Autor

silmara lídia marton, Universidade Federal Fluminense

Filosofia da Educação do Departamento de Educação da Universidade Federal Fluminense

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Publicado

2015-01-30

Como Citar

marton, silmara lídia, & de mello e silva, dagmar. (2015). escutando crianças: o que elas nos deram a pensar?. Childhood & Philosophy, 10(20), 267–282. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20679

Edição

Seção

artigos

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