entrevistas recentes com estudiosos e praticantes da filosofia para crianças (fpc)
Palavras-chave:
Philosophy for Children, Epistemology, Dialog, DemocracyResumo
Nessas duas entrevistas realizadas a distância, o iraniano Saeed Naji, fundador do movimento de Filosofia para Crianças (FPC) no Irã, interroga dois praticantes veteranos de filosofia com crianças/comunidade de investigação filosófica (CIF). Ele levanta questões relacionadas com FPC/CIF como representativas de um paradigma educacional mais amplo, que ele chama de “educação reflexiva”, e pondera suas perspectivas de substituir o que ele chama de “paradigma tradicional” na escala mundial. Ele também interroga os dois estudiosos sobre questões como os critérios para textos/stimuli apropriados para a prática de filosofia com crianças; questões sobre a preparação dos professores; o paradigma epistemológico das CIF e sua relação com a lógica da descoberta científica e a prova matemática; o status das CIF como uma forma da disciplina de filosofia “nova” ou reconstruída; as perspectivas para uma aproximação da filosofia pela narrativa, como exemplificado no novo gênero literário lipmaniano das novelas filosóficas para crianças; a relação entre a prática de CIF nas escolas e a possibilidade para a reconstrução educacional, particularmente na área da democracia social e da governança escolar; a significância do fato de entender as crianças como “estrangeiros privilegiados” para a cultura colonialista patriarcal, e as implicações sociais de uma forma de educação baseada no diálogo e não numa aculturação forçada; e as implicações para a construção e entrega de um currículo em uma escola na qual CIF e currículo emergente são elementos centrais da organização.Downloads
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Publicado
2013-08-22
Como Citar
NAJI, Saeed. entrevistas recentes com estudiosos e praticantes da filosofia para crianças (fpc). childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 9, n. 17, p. 153–170, 2013. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20673. Acesso em: 3 maio. 2025.
Edição
Seção
artigos