as águas da infância: criança e memória na poesia de jáder de carvalho

Autores

  • sarah diva silva ipiranga Universidade Estadual do Ceará - UECE

Palavras-chave:

childhood, oldness, experience, educational process, Jáder de Carvalho

Resumo

Jáder de Carvalho, escritor cearense do séc. XX, tem a criança como um motivo constante na sua poesia. Por meio da relação com a terra de origem (o sertão), a produção poética do autor, ativada pelos recursos da memória, trilha os caminhos da infância mediada pela experiência e por um percurso de formação. Do abandono familiar à compreensão precoce do mundo, visualizamos um menino que interage consigo e com o mundo por uma perspectiva singularizada no infantil. Os conceitos de infância e formação, assim, são essenciais para compreender o lirismo do autor, pois há uma forte conotação nas formas de aprendizagem por que passa a criança. Diferentemente das narrativas de formação (bildungsroman) que seguem um percurso sequenciado ao apresentar a linha de vida dos personagens, na poesia percebemos essa linha de forma fragmentada e dispersa. A criança jaderiana apresenta-se poeticamente pela palavra sem preocupação com a logicidade temporal. Um estado de infância se insurge além da cronologia, pois tanto o adulto quanto a criança que ele rememora encontram-se no mesmo plano de descobertas e inquietações, indicando um processo de formação que perdura no poeta em sua velhice. Esse trabalho, portanto, pretende analisar as imagens da infância na poesia de Jáder de Carvalho e sua relação com elementos que se fazem presentes em sua meninice, como o espaço sertanejo, a família, a solidão e o tempo. A partir de considerações sobre as categorias apresentadas, investiga-se de que modo o sertão, paisagem original das vivências do autor, atua de forma relacional com a criança que surge nos poemas e como infância e velhice montam um fluxo contínuo de relações que indicam um diálogo ativo e móvel entre as idades. Com as contribuições de correntes teóricas da Filosofia da Educação (Montaigne, Benjamin, Lyotard, Agamben), da Teoria da Literatura (Bakhtin) e da Psicanálise (Ferenczi) que tratam dos referidos fenômenos, constitui-se uma leitura que busca identificar a infância e seus percursos no trajeto poético de Jáder de Carvalho.

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Biografia do Autor

sarah diva silva ipiranga, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Professora Adjunta de Literatura Comparada do Curso de Letras da UECe Coordenadora de Área - Literatura Coordenadora do Projeto de Pesquisa Infância, memória e formação na poesia de Jáder de Carvalho Líder do Grupo de Pesquisa Ateliê de Literatura - UECE e UFC Autora do livro O sol na palavra: a literatura cearense sob o signo solar

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Publicado

2013-07-16

Como Citar

IPIRANGA, Sarah diva silva. as águas da infância: criança e memória na poesia de jáder de carvalho. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 9, n. 17, p. 25–42, 2013. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20667. Acesso em: 31 jul. 2025.

Edição

Seção

artigos