escola e universidade: a avaliação de experiências de laboratório

Autores

  • lucia francesca pulvirenti UNIVERSITA' DEGLI STUDI DI CATANIA
  • alessandra tigano
  • agata valenziano
  • lucia zoda

Palavras-chave:

valutazione ermeneutica, pensiero razionale, pensiero emozionale

Resumo

O principal objetivo de um percurso de laboratório em fase experimental é comparar as hipóteses de uma pesquisa, as quais têm dado subsídio à idealização com os resultados obtidos. Para pesquisar tal conexão, nós começamos uma análise valorativa hermenêutica, a partir de narrações livres escritas pelos participantes. Os resultados propostos aqui são meramente qualitativos e são frutos da conexão de três distintos percursos de laboratório: Brincar com o pensamento em círculo, conduzido com crianças da educação infantil; - Nascidos para ler e pensar, conduzido com crianças do ensino fundamental; - a filosofia para crianças para pensar e sentir outra-mente, conduzido com estudantes universitários. A hipótese de partida foi confirmada: filosofar na comunidade de investigação deu, à maioria dos participantes, novas perspectivas do significado sobre o processo do pensar e do sentir, o que permitiu a eles identificar e promover elementos de crescimento e transformação. Palavras chave: avaliação hermenêutica; pensamento emocional; pensamento racional

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

lucia francesca pulvirenti, UNIVERSITA' DEGLI STUDI DI CATANIA

Dipartimento "Processi formativi"; Professore associato

Publicado

2010-02-02

Como Citar

PULVIRENTI, Lucia francesca; TIGANO, Alessandra; VALENZIANO, Agata; ZODA, Lucia. escola e universidade: a avaliação de experiências de laboratório. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. p. 403–424, 2010. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20585. Acesso em: 29 jul. 2025.

Edição

Seção

experiências