o programa de filosofia para crianças de matthew lipman: uma concepção liberal da educação

Autores

  • renê josé trentin silveira Unicamp

Resumo

O presente artigo pretende demonstrar que o Programa de Filosofia para Crianças, de Matthew Lipman, fundamenta-se numa concepção liberal da relação entre educação e sociedade, concepção da qual decorre o caráter idealista e “não-crítico” de sua pedagogia. Para tanto, apresenta-se inicialmente uma breve caracterização dessa concepção, enfatizando-se a “missão redentora” e de equalização social por ela confiada à escola. Em seguida, procede-se à descrição sumária de alguns dos principais aspectos constitutivos do Programa de Lipman, para, posteriormente, explicitar-se a forma pela qual ele incorpora o ideário liberal da educação como “redentora”. Finalmente, discutem-se algumas das implicações políticas e ideológicas dessa incorporação. Cabe esclarecer que a reflexão aqui apresentada não se refere a nenhuma das práticas atuais de filosofia com crianças, mas às posições do próprio Lipman expressas fundamentalmente em duas de suas obras mais importantes: A filosofia vai à escola e O pensar na educação. Palavras-chave: filosofia para crianças; ensino de filosofia; filosofia e educação; Matthew Lipman

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Publicado

2011-06-26

Como Citar

silveira, renê josé trentin. (2011). o programa de filosofia para crianças de matthew lipman: uma concepção liberal da educação. Childhood & Philosophy, 7(13), pp.121–139. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20582

Edição

Seção

artigos