entre a diversidade e a disciplina: uma análise do programa escola integrada
Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar as práticas curriculares desenvolvidas em duas escolas que participam do Programa Escola Integrada, da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte. Esse Programa amplia a jornada escolar de alunos/as do Ensino Fundamental de quatro para nove horas diárias. Currículo é entendido aqui como um espaço de lutas para a construção de certos significados e de subjetividades de determinado tipo. O argumento defendido é o de que os currículos investigados ficam na fronteira entre uma abordagem culturalista (que inclui questões de diversidade e demanda uma subjetividade crítica aos padrões culturais) e um currículo disciplinar (que objetiva formar alunos/as seguidores/as das regras pré-estabelecidas). Essa disputa faz com que sentidos diversos circulem nos currículos investigados, produzindo sujeitos de diversos tipos.Downloads
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Publicado
2011-11-20
Como Citar
DA SILVA, Maria carolina. entre a diversidade e a disciplina: uma análise do programa escola integrada. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 7, n. 14, p. 341–361, 2011. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20574. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
concurso nacional anped