diversidade sexual na escola: um tema em confronto com o silêncio

Autores

  • mariane inês ohlweiler
  • zulmira newlands borges

Resumo

A partir dos estudos de gênero e do pós-estruturalismo, este artigo tem como objetivo analisar as relações de poder presentes no espaço escolar a respeito do tema da diversidade sexual. Os dados analisados são oriundos de grupos de discussão realizados com professoras de Ensino Fundamental e Médio da cidade de Porto Alegre. As educadoras entrevistadas participavam ou haviam já participado do curso Educando para a Diversidade – promovido pelo NUANCES (Grupo pela Livre Expressão Sexual), inserido no programa Brasil sem Homofobia (do Ministério da Saúde, apoiado pelo Ministério da Educação), que se constitui como uma política pública e tem sido utilizado pelo governo como "estratégia de mobilização e inclusão social e educacional". A partir da análise das falas das professoras procura-se esmiuçar de que forma o tema da diversidade sexual tem sido abordado em determinadas instituições escolares.

Downloads

Publicado

2011-11-20

Como Citar

ohlweiler, mariane inês, & newlands borges, zulmira. (2011). diversidade sexual na escola: um tema em confronto com o silêncio. Childhood & Philosophy, 7(14), 319–339. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20573

Edição

Seção

concurso nacional anped