o encontro da filosofia com a infância na experiência do ensinar e aprender filosofia como uma questão de fundamento
Palavras-chave:
enseñanza de la filosofía, metodologías filosóficas, J. Derrida, M. Lipman, actitud filosóficaResumo
Este texto afirma que o ensino de filosofia é um problema filosófico, o que implica em uma concepção de filosofia: aqui ela é entendida como uma atividade que desnaturaliza o óbvio, que longe de estabilizar sentidos, os desloca. E desse modo, indaga e questiona aqueles que parecem mais solidificados, cristalizados, como o caso do ensino de filosofia, “ensinar”, “aprender”, “dar a ler”, “avaliar”, “problema”, “pergunta”, “experiência”, “saber”, “ignorância”, “verdade”, “conhecimento”, “exame”, “texto”, “escrever”. Neste trabalho, apresentamos algumas das tensões que esta concepção carrega consigo e afirma. Propomos, também, um espaço para o professor: alguém capaz de se permitir uma distância que possibilite a aparição da pergunta e, deste modo, faça efetiva a ação de filosofar e de se constituir como um intelectual crítico do próprio saber que acreditava deter: trata-se de um professor criador de espaço para que possa surgir a diferença na repetição. É um professor com atitude filosófica, alguém que não escapa das antinomias (Derrida, 1986) constitutivas de seu fazer. Finalmente, consideramos o impacto que teve em nosso trabalho a obra de um professor-produtor: Matthew-Lipman, em especial a contribuição que nasce de considerar sua obra uma filosofia na educação.Downloads
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Publicado
2011-11-20
Como Citar
AGRATTI, Laura viviana. o encontro da filosofia com a infância na experiência do ensinar e aprender filosofia como uma questão de fundamento. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 7, n. 14, p. 221–232, 2011. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20568. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
artigos