o guardião filósofo. uma "leitura filosófica" do álbum yakouba (thierry dedieu, seuil jeunesse, 1994)

Autores

  • nicolas go Université de Rennes 2

Resumo

Este texto mostra uma experiência de discussão filosófica conduzida a partir do álbum Yokouba (Thierry Dideu, Seuil jeunesse, 1994). Neste, trato somente de uma aproximação reflexiva ao texto que, nas experimentações que conduzimos, visa um esforço propriamente filosófico, o qual jugamos que as crianças também são capazes. Os intercâmbios que ocorrem após a leitura são orientados pelo professor, através de questões e exigências específicas. Deixando de lado a questão do desejável, eu me interesso aqui pelo possível: em quais condições as crianças de diferentes idades podem ter acesso à filosofia ? Esta questão implica em duas novas: é possível uma nova compreensão da prática filosófica fora da academia que a define como uma disciplina universitária? E se é admitido o postulado da educabilidade filosófica das crianças, como definir o caráter filosófico de uma discussão? Palavras-chave : infância; educação filosófica; coragem

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2010-07-18

Como Citar

GO, Nicolas. o guardião filósofo. uma "leitura filosófica" do álbum yakouba (thierry dedieu, seuil jeunesse, 1994). childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 6, n. 11, p. pp. 113–126, 2010. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20560. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

experiências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)