educação com espinha dorsal na filosofia

Autores

  • théodoropoulou hélèna

Resumo

No sistema educacional grego, o ensino de filosofia permanece marginalizado. Por outro lado, um conjunto de espaços de atuação de programas educacionais (por exemplo, aqueles de educação ambiental, educação para democracia, etc) parecem estar imbuídos de elementos filosóficos, mesmo que a contribuição da filosofia seja indireta e, de fato, suplementar e auxiliar. Ao mesmo tempo, a filosofia do sistema educacional é ela mesma imbuída de valores filosóficos a maneira dos novos valores comuns europeus. Uma verdadeira integração das práticas filosóficas na escola grega, uma integração também do programa de Filosofia para Crianças, envolve, necessariamente, projeto completamente novo de integração da própria filosofia (em seus diferentes aspectos) no sistema educacional grego (através das suas diferentes séries, vistas em suas inter-relações). Este projeto deve ser baseado em uma nova concepção sistemática de filosofia, especialmente contra as novas pressões exercidas pela educação. Palavras chave: práticas filosóficas; teoria-prática; sistema educacional grego

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Publicado

2010-04-27

Como Citar

HÉLÈNA, Théodoropoulou. educação com espinha dorsal na filosofia. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 3, n. 5, p. pp. 123–145, 2010. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20512. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

artigos