aprendizagem, linguagem e infância: educação e a (des)via pedagógica – reflexões sobre a experiência e a sala de aula
Resumo
Este texto busca, a partir de uma situação de sala de aula, interpretar a realidade dos processos de aprendizagem e constituição de sentidos de uma criança em fase inicial de aquisição da língua escrita. Este percurso será construído a partir da noção de semelhança, linguagem e experiência em Benjamin e Agamben. Para tanto a noção de uma ‘inversão’ de lógica no modo freqüente que pensamos a educação e que olhamos a escola parece necessário, nesta perspectiva alguns eixos se tornam centrais, (1) o primeiro é um olhar sobre a idéia de conhecimento e de aprender (2) o segundo em relação a noção de ‘ensinar’ e finalmente o terceiro, (3) a partir de um enfoque sobre a infância e um olhar sobre o filme “A Vila” de Shiamallan, surge uma necessidade de ‘infantilização’ da pedagogia, ou seja, o indicativo para caminharmos para uma educação que vá ‘aquém’ da pedagogia. Palavras chaves: infância; ensino; linguagem; escolaDownloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-04-28
Como Citar
LEITE, César. aprendizagem, linguagem e infância: educação e a (des)via pedagógica – reflexões sobre a experiência e a sala de aula. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 3, n. 5, p. pp. 103–121, 2010. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20511. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
artigos