veja estas canções: infância e cultura de massas

Autores

  • rita marisa ribes pereira Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Childhood, Aesthetics, Mass culture, Music, Media

Resumo

O presente texto propõe uma discussão sobre a construção de valores estéticos pelas crianças. Tal discussão tem como recorte a relação de crianças pré-escolares com as músicas difundidas pelas mídias de massa – suas preferências, suas opiniões sobre as músicas que ouvem e cantam e, ainda, suas concepções de infância, construídas na interface com os apelos midiáticos. Numa primeira visada – ou melhor, numa primeira “escutada” – fica-se com a impressão de que algumas destas músicas não façam parte do universo infantil. Se procuradas em lojas de discos ou em sites que costumam disponibilizar letras, cifras ou downloads em MP3, certamente não serão encontradas nas estantes ou links dedicados às “músicas infantis”. Mesmo nas produções consideradas “infantis”, encontramos discos de grupos de crianças miniaturizando os já famosos grupos formados pelos adultos, cantando as mesmas músicas ou remixes com padrões infantilizados, repetindo os mesmos figurinos e mesmas coreografias. Muitos desses grupos infantis foram criados e lançados por clássicos programas de auditório e concursos inspirados na lógica do “caça-talentos”. Ainda que essas músicas não sejam categorizadas como infantis, as crianças têm constituído o seu público alvo, representando o principal grupo de audiência, constatação que sugere uma urgente reflexão acerca do lugar que a criança vem ocupando no mundo do consumo. Buscar saber que sentidos as crianças atribuem a esse tipo de produção musical é o foco central deste texto. Quanto a esta questão, abrem-se à reflexão dois outros aspectos de semelhante relevância: o significado que esse tipo de produção tem no campo da arte e, conseqüentemente, o significado que a arte assume na vida das crianças. No contexto da indústria cultural (Horkheimer e Adorno, 1986) e da reprodutibilidade técnica (Benjamin, 1987), a exposição torna-se não somente um critério fundamental de valoração da arte, como passa a definir a sua condição.

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Biografia do Autor

rita marisa ribes pereira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutor em Filosofia, Campos de pesquisa: Epistemologia, fenomenologia, lógica, filosofia política

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Publicado

2012-01-03

Como Citar

PEREIRA, Rita marisa ribes. veja estas canções: infância e cultura de massas. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, p. pp. 55–73, 2012. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20488. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

artigos

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