processos sociais de negociação no acesso à infância qualitativa usando o método de grupo de discussão

Autores

  • elfriede billmann mahecha Department of Educational Studies, University of Hanover

Palavras-chave:

Group discussion, Childhood, Socratic Method, Socialization, Negotiation

Resumo

Os grupos de discussão podem ser vistos como uma "representação" aproximada de interações sociais cotidianas em que as opiniões, atitudes e valores são comunicados. Os grupos de discussão com crianças, que também constituem um grupo real na vida cotidiana, nos fornecem uma visão não apenas de suas opiniões e valores a respeito de determinados assuntos, mas também da maneira como elas afirmam, retrocedem, tomam posição e (mais) desenvolvem tais assuntos – o que eu gostaria de chamar "negociação" - dentro do grupo de colegas. Tais grupos de discussão nos dão insights sobre um aspecto da "cultura infantil" que, por sua vez, é um contexto essencial do desenvolvimento individual, importante não apenas "para além" da escola e da casa dos pais, mas que eclipsa tanto o contexto institucional da escola como também o contexto de vida familiar. Enquanto que as pesquisas sociais qualitativas contemporâneas sobre grupos de discussão são principalmente realizadas com adultos e adolescentes, os filósofos da infância têm sugerido discutir problemas filosóficos com grupos de crianças, orientados pelo método socrático. O método socrático tem por objetivo estimular, somente por meio de perguntas, os participantes de uma discussão a refletir de forma independente sobre um assunto. As experiências publicadas até o presente momento com grupos de discussão de crianças – analisadas no interior de um contexto filosófico e os resultados iniciais da implementação desse tipo de discussão como um instrumento de pesquisa qualitativa – nos convenceram a também trabalhar com o método de discussão em grupo em diferentes estudos de desenvolvimento psicológico. No texto que se segue, vou primeiro apresentar o grupo de discussão com crianças como um método de investigação e, em seguida, apresentarei alguns exemplos focalizando os processos sociais de negociação, os quais compreendem um âmbito importante de socialização entre colegas. No que diz respeito à socialização entre colegas, pode-se observar como as crianças tentam convencer umas às outras, se e como elas chegam a um consenso, ou como elas lidam com opiniões que não correspondem àquelas sustentadas pela maioria do grupo.

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Publicado

2012-02-08

Como Citar

MAHECHA, Elfriede billmann. processos sociais de negociação no acesso à infância qualitativa usando o método de grupo de discussão. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 271–285, 2012. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20483. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

experiências