encontro com filósofos na sala de aula: o método wratec de comunidade de questionamento em ação
Palavras-chave:
WRATEC, Cognitive skills, Method of discussion, Community of inquiryResumo
O método WRATEC oferece uma caixa de ferramentas de estratégias eficazes para ajudar os professores a conduzir uma comunidade de investigação na sala de aula, através da discussão estruturada. WRATEC facilita o ensino e a aprendizagem por meio de um marco autocorretivo ao integrar as quatro dimensões de habilidades cognitivas caracterizadas por Lipman (1991), a saber: a investigação, o raciocínio, a informação, a habilidade de organização e a de tradução. WRATEC é um acrônimo para: W (Qual é o significado de...); R (explorar as razões das premissas dadas que levam a conclusões); A (detectar os pressupostos assumidos em frases ou conceito formado); T (verificação da verdade ou falsidade da conclusão ou inferência); E (dar exemplos em apoio à verdade ou falseabilidade das hipóteses); C (explorar alternativas ou contra-exemplos para a relatividade dos contextos de significado). A sétima etapa (S) repousa na habilidade de síntese (que pode ser expressa também na forma escrita) e conclui o processo dos sete hábitos de pensadores eficientes; daí por vezes ser apresentado como WRATECS. O método WRATEC oferece um marco eficaz para o desenvolvimento de competências interdisciplinares que compreendem habilidades: intelectual, social e metodológica. Como evidenciado nos novos programas de ensino de vários estados ou províncias, particularmente no Canadá, uma das prioridades dos programas de ensino e aprendizagem é o desenvolvimento de tais habilidades no contexto do discurso e da pesquisa cooperativa. O mapa visual de pensamento de WRATEC também torna possível traçar o progresso na amplitude e complexidade das ideias, e a profundidade da investigação movendo-a em direção a níveis mais elevados de generalidade, de modo a atualizar o progresso de investigação da Alegoria da Caverna de Platão, da opinião e da crença para o exame da validade dos pressupostos e o nexo de ideias aí envolvido.Downloads
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Publicado
2012-02-08
Como Citar
GHANOTAKIS, George alexander. encontro com filósofos na sala de aula: o método wratec de comunidade de questionamento em ação. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 235–269, 2012. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20482. Acesso em: 2 maio. 2025.
Edição
Seção
experiências