a criança no espelho: dioniso e a infância da sabedoria ocidental

Autores

  • gabriele cornelli Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Infanzia, Filosofia, Mitologia orfica, Educatione, Dioniso

Resumo

Apesar de todas as tentativas recentes para resgatá-la e recolocá-la no centro da atenção política e acadêmica, a infância continua a ser situada na periferia das preocupações "sérias" do mundo adulto. É um fato que, parece-me, não precisar de outras provas senão aquelas que nos são diariamente dadas a ler nas páginas de política e economia de nossos jornais. No entanto, é necessário renunciar a uma leitura universal dessa ausência que pretenda generalizar, de forma sistemática e em todas as áreas, essa exclusão do mundo das crianças. É desde o interior da tradição da cultura ocidental – aquela em que a filosofia, com 'F' maiúsculo, é, ao mesmo tempo promotora e produto – que podemos tentar compreender a magnitude do problema. E, mesmo neste caso, deve ser lembrada a continuada ausência de crianças nos textos clássicos da filosofia ocidental. Embora a infância não esteja ausente na pedagogia, no seio das técnicas de pesquisa educacionais que permitiram "enquadrar" a criança em uma ou outra sociedade, a ausência das crianças se deve, em grande parte, à exclusão de seu protagonismo, e da centralidade do seu mundo especifico; daí a relevância epistemológica desta forma de vida em relação à "verdade" como tal. Mas uma afirmação como a que acabamos de anunciar corre o risco de reproduzir acriticamente slogans político-pedagógicos pouco úteis. Sem negar tal ausência e suas graves consequências para uma sociedade ainda muito "adultista", o que se quer fazer é buscar, em uma ―livre incursão‖ pela história do pensamento ocidental, sinais de "outras possibilidades" de presenças equívocas, de surpreendente centralidade da criança e de seu mundo. Somente um regresso às origens do pensamento ocidental permite um olhar, ao mesmo tempo ingênuo e profundo, em relação à contradição radical da existência humana. Nesta pesquisa, a figura de uma "criança divina" surge no espelho, a partir de fábulas antigas sempre narradas. Contadas para as crianças, para fazê-las dormir. Mas, sobretudo para os adultos, para que eles possam compreender.

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Publicado

2012-02-08

Como Citar

CORNELLI, Gabriele. a criança no espelho: dioniso e a infância da sabedoria ocidental. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 167–185, 2012. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20479. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

artigos