buscando conteúdos próprios na filosofia com crianças: a construção da subjetividade escolar

Autores

  • sergio andrade Escuela de Ciencias de la Educación, Facultad de Filosofía y Humanidades, Universidad Nacional de Córdoba

Palavras-chave:

Filosofar con niños, Investigación educativa, Educación general básica (EGB)

Resumo

Este texto apresenta o Proyecto Filosofar con Niños, que é desenvolvido em Córdoba, Argentina, desde 1995. Trata-se de una experiência pedagógica e indagativa que busca afirmar uma linha de pesquisa no ensino fundamental da educação escolar. Este texto faz referência a uma tarefa investigativa presente no Projeto; e são citadas algumas experiências na escola. Recorrentemente, a filosofia se assumiu como uma ferramenta crítica e liberadora. Wittgenstein afirmava com uma imagem muito plástica: "Qual o seu objetivo em filosofia? Mostrar à mosca a saída do vidro". Por outro lado, é sugestivo que a filosofia, caracterizada por submeter à crítica todas as atividades humanas, deixe de fora a ordem escolar onde se pretende que sejam ministrados os seus ensinamentos. Partindo de tal assunção, um Projeto que implique a atividade filosófica com crianças deveria incluir problemáticas próprias da infância, em associação com métodos e técnicas que permitam ler tal situação– e que pode incluir todas as áreas ou distinções que a tradição reconheceu. Poder-se-ia então argumentar que cada nível de ensino necessitaria atenções particulares. Questão que é inevitável a partir da mesma postulação crítica acima mencionada. O Projeto Filosofar com Crianças está desenvolvendo uma linha de pesquisa nesse sentido. Este texto articula ambas as dimensões de trabalho. O questionamento não pretende esgotar as problemáticas próprias do nível de ensino, mas indicar certos fios condutores das mesmas. Em primeiro lugar, faremos referência ao trabalho de pesquisa presente no Projeto; para em seguida relatar algumas experiências na escola. Ao finalizar o projeto realizamos uma oficina com os pais, onde revisamos, a partir da leitura de textos, e da revisão do trabalho empreendido com as crianças, a escola que nós todos estamos construindo.

Publicado

2012-02-08

Como Citar

andrade, sergio. (2012). buscando conteúdos próprios na filosofia com crianças: a construção da subjetividade escolar. Childhood & Philosophy, 1(2), 555–572. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20469

Edição

Seção

pesquisas / experiências