qual o significado desta xícara e daquele tubarão morto? investigação filosófica com objetos , obras de arte e artesanato

Autores

  • sara liptai SAPERE

Palavras-chave:

Aesthetic inquiry, Objects, Works of art, Craft objects

Resumo

A investigação filosófica com crianças na Grã Bretanha tomou um caminho diferente daquele dos EUA e de várias partes da Europa. Os que a praticam na Grã Bretanha tendem a utilizar um grande número de materiais domésticos improvisados em lugar dos livros do programa do IAPC; e lidam com uma gama de estímulos filosóficos que não são, ou não exclusivamente, centrados no texto. Uma vez que os livros do IAPC tomam por base a educação norte-americana, os seus contextos culturais e linguísticos são por vezes opacos e até impenetráveis para as crianças britânicas. Este artigo explora as possibilidades de dar início a uma investigação „estética‟, isto é, uma investigação filosófica com obras de arte e outros objetos, por exemplo, artefatos religiosos e cotidianos, objetos naturais e encontrados. O artigo pesquisa as diferenças entre as investigações, estética, por um lado e aquela convencional, baseada no texto, por outro, e faz sugestões quanto às vantagens e o valor da investigação estética. O fato de que estímulos outros que o texto filosófico sejam admissíveis como ponto de partida para a investigação filosófica, não implica que eles operem automaticamente da mesma maneira que os textos. Na investigação convencional, o texto é o trampolim para investigação: um veículo, e não mais do que isso, para transportar os participantes para o terreno da investigação filosófica. O texto não tem, ou não tem a intenção de ter, qualidades estéticas intrínsecas. No entanto, uma imagem, uma peça musical ou um objeto artesanal têm um tipo de realidade física diferente daquela do texto, bem como suas qualidades estéticas próprias. Qualidades estas que requerem uma forma de investigação diversa daquela baseada no texto.Embora a literatura sobre pesquisa estética venha aumentando, ainda que lentamente, suas características especiais ainda não parecem ter sido submetidas à pesquisa sistemática. Uma vez que defendo a posição de que há diferenças importantes entre as investigações baseadas em textos e as que deles prescindem – diferenças tanto no que se refere à sua natureza, quanto em relação à investigação que delas resulta – espero que este trabalho venha a contribuir para uma discussão sobre essas diferenças.

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Publicado

2012-02-08

Como Citar

liptai, sara. (2012). qual o significado desta xícara e daquele tubarão morto? investigação filosófica com objetos , obras de arte e artesanato. Childhood & Philosophy, 1(2), 537–554. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20468

Edição

Seção

artigos