debutar em filosofia: as “angústias”

Autores

  • nicolas go Université de Provence
  • floriane chodat Dierf-Académie de Nice (Philosophy at School)

Palavras-chave:

Clinique exploratoire, Philosophie, Angoisse

Resumo

Fazer filosofia na escola coloca dois problemas principais: em primeiro lugar, o de determinar as condições didáticas segundo as quais as crianças (mas talvez também os adultos iniciantes) podem aprender o exercício do pensamento crítico; em segundo lugar, o de determinar em que condições esse trabalho pode ser legitimamente chamado de "filosófico". Este estudo propõe uma pequena contribuição à resolução do primeiro problema. Optamos por apresentar uma situação de começo em uma escola regular, para tentar fazer com que apareçam alguns elementos do problema em circunstâncias que fossem acessíveis a todos. Adotamos uma abordagem que chamamos de "clínica exploratória", baseada no que se manifesta e que nada pressupõe quanto aos eventuais resultados. Fazemos uma análise rigorosa da transcrição da sessão que constitui o material do estudo. O fato gerador é a leitura de um álbum2, que entra em ressonância com uma preocupação existencial recorrente das crianças: a angústia. A psicopatologia, tradicionalmente, distingue: o medo, sensação de um perigo que se relaciona a uma causa identificada, perceptível e real; a ansiedade, afeto penoso que se relaciona à possibilidade de uma causa incerta; e a angústia, sensação de desamparo que se acompanha de fenômenos somáticos. Pode-se fazer uma distinção entre o medo, por um lado, que indica um perigo real, e procede dos reflexos de conservação (o medo de atravessar a rua devido ao tráfego pesado, o medo de um cão ameaçador, etc.), e, por outro lado, a ansiedade e a angústia: estes dois estados derivam de patologias diversas. O primeiro é fácil de ultrapassar: basta prudência ou coragem. Os outros dois estados são mais difíceis de superar: como, com efeito, lutar contra o que não existe, ou que poderia só existir no futuro (que ainda não existe e que talvez jamais venha a existir)?

Publicado

2012-02-08

Como Citar

go, nicolas, & chodat, floriane. (2012). debutar em filosofia: as “angústias”. Childhood & Philosophy, 1(2), 325–358. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20460

Edição

Seção

artigos