filosofia com crianças, entre paciência e urgência: do paradoxo ao desafio

Autores

  • gilles abel

Palavras-chave:

Lucidité, Défi, Responsabilité, Confusion, Espoir

Resumo

Por ocasião do seu 30º aniversário, cabe questionar a discussão filosófica com crianças, tanto em relação às suas implicações teóricas como às suas práticas. Ao se aceitar reconhecer que os objetivos por ela propostos configuram antes um horizonte que um cume a alcançar, é válido interrogar: O que constitui, ao mesmo tempo, um paradoxo e um desafio neste projeto educacional, político e humanista? Este artigo visa trazer à luz como este paradoxo é apenas aparente e, sobretudo, destacar como ele pode ser visto como um desafio. Desta forma, será possível entender por que esse aparente paradoxo constitui um combustível formidável para o desafio que constitui a defesa e a promoção do processo de discussão filosófica com crianças. Pretendemos mostrar, em três etapas, como esse aparente paradoxo é de fato um desafio, e como ambos fazem parte da própria matriz da filosofia para crianças, desde o seu surgimento, mas ainda mais no contexto contemporâneo. A primeira parte visa trazer à luz uma definição preliminar deste paradoxo. Desta forma, será possível identificar sua morfologia global, seus supostos epistemológicos e os pressupostos hermenêuticos sobre os quais repousa. Em seguida, tratar-se-á de continuar explorando mais a fundo um dos fundamentos deste paradoxo: o relativo à análise da urgência em desenvolver a discussão filosófica com crianças. Esta análise tem por finalidade não só enfatizar a natureza tanto subversiva quanto responsável da abordagem, mas também colocar em evidência como a sua legitimidade é, ao mesmo tempo, o motor de sua expansão. Por fim, a terceira parte se dedicará a estudar a maneira como este "desafio paradoxal" da discussão filosófica com crianças constitui de fato um horizonte individual e coletivo notavelmente fértil em termos de desenvolvimento sustentável do nosso meio ambiente.

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Publicado

2012-02-08

Como Citar

ABEL, Gilles. filosofia com crianças, entre paciência e urgência: do paradoxo ao desafio. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 309–324, 2012. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20459. Acesso em: 1 maio. 2025.

Edição

Seção

artigos