the brownies’ book: du bois e a construção de uma referência literária para identidade negra infanto-juvenil

Autori

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.58430

Parole chiave:

Brownies’ Book, criança negra, literatura infanto-juvenil afro-americana, New Negro, identidade.

Abstract

No período de janeiro de 1920 a dezembro de 1921 uma cooperação entre Jessie Fauset, Augustus Dill e W.E.B. Du Bois resultou na publicação denominada de “The Brownies’ Book” (TBB) a primeira publicação para crianças e jovens negros, e não brancos (colored people), norte-americanos. A criação do “The Brownies’ Book” (TBB) foi um evento pioneiro na literatura afro-americana em geral e, pois foi o primeiro periódico composto e publicado por afro-americanos para crianças negras que, até então, procuravam em vão material que incluíssem uma perspectiva de sua experiência e história. O artigo, portanto, parte do pressuposto de que os TBB foram um dos prenúncios do movimento denominado de Renascença do Harlem se constituindo em uma materialização literária infanto-juvenil do caminho rumo à filosofia do Novo Negro (New Negro) na perspectiva do filósofo Alain Locke. O que estava sendo formulado era, tanto a desconstrução dos estereótipos associados ao negro quanto a projeção/criação ativa de uma identificação positiva com a sua comunidade local e de origem ancestral. As estratégias discursivas e práticas de desracialização propostas para “os filhos do sol”, como W.E.B. Du Bois os chamava, para deixarem de se ver “através dos olhos dos outros” (Du Bois, 1903).  

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

valter roberto silvério, Universidade Federal de São Carlos – UFSCar.

Professor Titular do Departamento e Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Pesquisador do CNPq e Vice-Presidente do International Scientific Committee for Volume IX, X and XI of the General History of Africa - GHA - UNESCO.  

Riferimenti bibliografici

Black History in America. Jessie Fauset, BHA, s/d. Acesso em: 02 maio 2021. Disponível em: http://www.myblackhistory.net/Jessie_Fauset.htm

Crisis. A Record of the Darker Races. Vol. 1, No. 1, Du Bois, W. E. Burghardt (editor) New York: National Association for the Advancement of Colored People, 1910-11 / 1922-12. https://modjourn.org/journal/crisis/

Diggs, I. DuBois and Children, Phylon (1960-), vol. 37, No. 4 (4th Qtr., 1976), pp. 370-399, Published by: Clark Atlanta University, URL: https://www.jstor.org/stable/274501

Du Bois, W.E.B. “Strivings of the Negro People. Atlantic Monthly, August, 194–97, 1897b.

Du Bois, W.E.B. As almas da gente negra. Rio de Janeiro: Lacerda Editores, 1999. Tradução, introdução e notas, Heloisa Toller Gomes.

Du Bois, W.E.B. The Gift of Black Folk: The Negroes in the Making of America [1924]. Oxford: The Oxford University Press, 2014.

Du Bois, W.E.B. “The Negro in Literature and Art,” 1913, A W.E.B. Du Bois Reader (New York: Macmillan, 1974, print) 89-90.

Du Bois, W.E.B. As Almas da Gente Negra. Tradução de Gomes. Rio de Janeiro: Lacerda Editores, 1999.

Du Bois, W.E.B. Primary Source - The Atlanta Conferences. Acesso em: 02 maio 2021. Disponível em: http://www.webdubois.org/dbAtlantaConfs.html

Fernandes, F. e Bastide, R. Brancos e negros em São Paulo: ensaio sociológico sobre aspectos da formação, manifestações atuais e efeitos do preconceito de cor na sociedade paulistana. (3a Ed.) São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1971.

Gikandi, Simon. W. E. B. DuBois and the Identity of Africa. GEFAME Journal of African Studies, vol. 2, no. 1, 2005. http://hdl.handle.net/2027/spo.4761563.0002.101

Hopkins, P. E. Contending Forces: a romance illustrative of Negro life North and South, 1900, by Pauline E. Hopkins. Oxford: Oxford UP, 1988.

Liss, Julia. Diasporic Identities: The Science and Politics of Race in the Work of Franz Boas and W. E. B. Du Bois, 1894-1919. Cultural Anthropology 13(2): 127-166, 1998, American Anlhropological Association.

Locke, A. The New Negro: Voices of the Harlem Renaissance, New York: Touchstone, 1997.

Morris, Aldon. W. E. B. Du Bois no centro: da ciência, do movimento de direitos civis, ao movimento Black Lives Matter. (Tradutores: Valter Roberto Silvério, Hasani Eliotério dos Santos e Fernando Oliveira da Costa). Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S.l.], v. 12, n. 32, p. 367-387, maio 2020. ISSN 2177-2770. Disponível em: <https://abpnrevista.org.br/index.php/site/article/view/892

Oh Golly: A Brief History Of The Golliwog.By Ed Barrett (FLASHBAK), February 8, 2009. Acesso em: 02 maio 2021. Disponível em: https://flashbak.com/oh-carol-thatcher-oh-golly-a-brief-history-of-the-golliwog-2-16682/

Omlinson, Susan. “Teaching Jessie Fauset’s Plum Bun.” In Teaching the Harlem Renaissance: Course Design and Classroom Strategies. Edited by Michael Soto, 115–121. New York: Peter Lang, 2008.

Pfeifer, Michael J. Rough justice: lynching and American Society, 1874–1947. Illinois: University of Illinois Press, 2004.

Racism, Representation, and Resistance in children’s literature 1800-2015. Curated by Suzan Alteri, Stephanie Birch, and Dr. Hélène Huet (George A. Smathers Libraries

University of Florida), Gainesville, FL 32603, United State, August 13 - October 5, 2018. Acesso em: 02 maio 2021. Disponível em: https://exhibits.uflib.ufl.edu/RacismRepresentation/racist-portrayals.html

Sachäffer, Christina. The Brownies’ Book: Inspiring Racial Pride in African-American Children. Frankfurt am Main: Peter Lang, 2012.

Silvério, V.R. O programa Brasil-África na construção da ideia de diáspora africana. Revista do PPGCS – UFRB – Novos Olhares Sociais | Vol.1 - n.1 – 2018, p. 131-162.

Special Issue. One Hundred Years of The Souls of Black Folk: A Celebration of W. E. B. Du Bois. Public Culture, volume 17, issue 2, spring de 2005.

Vaughn-Roberson and HILL. “The Brownies’ Book and Ebony Jr.!: Literature as a Mirror of the Afro-American Experience”. The Journal of Negro Education, 58(4), 494-510, 1989.

Wall, Cheryl. Women of the Harlem Renaissance. Bloomington: Indiana University Press, 1995.

Williams, Robert W. "Embracing Philosophy: On Du Bois' 'The Individual and Social Conscience'", Phylon, Fall 2014, Vol. 51, No. 1, pp. 42-56.

William-Sanchez, V.L. The Brownies' Book. The Reading Professor: Vol. 42: Iss. 1, 2019, Article 5. Available at: https://scholar.stjohns.edu/thereadingprofessor/vol42/iss1/5

Pubblicato

2021-07-23

Come citare

SILVÉRIO, Valter roberto. the brownies’ book: du bois e a construção de uma referência literária para identidade negra infanto-juvenil. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 17, p. 01–27, 2021. DOI: 10.12957/childphilo.2021.58430. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/58430. Acesso em: 14 mag. 2025.

Fascicolo

Sezione

Childhood and Necropolitics: other possibles