a experiência de pensar conceitos e o filosofar na infância na perspectiva de matthew lipman

Autori

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.53655

Parole chiave:

educação, filosofia para crianças, lipman, formação de conceitos

Abstract

Esta pesquisa busca compreender a relação entre a filosofia e a formação de conceitos na infância na perspectiva de Matthew Lipman. Como pesquisa própria da área de filosofia da educação, colocamos como problemática a ser analisada a seguinte questão: como a filosofia pode contribuir no processo de formação de conceitos na infância segundo Lipman? O desenvolvimento desta problemática foi organizada em cinco etapas. Uma primeira visa compreender e aprofundar a concepção de Filosofia para Crianças de Lipman, especialmente a ideia de habilidades de pensamento e diálogo filosófico na Comunidade de Investigação; a segunda etapa consistiu no planejamento da prática filosófica com as crianças na escola, em uma turma com 32 alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública da cidade de Londrina/PR, no período de um semestre; a terceira foi realização da experiência em sala de aula com os alunos e a professora a partir das etapas anteriores; a quarta etapa foi a avaliação da prática e o planejamento das aulas seguintes após cada encontro; e a quinta etapa ocupou-se com o registro, análise e sistematização do observado. Com o objetivo investigar a contribuição da filosofia no processo de formação de conceitos na infância segundo Lipman, uma parte da metodologia da pesquisa foi de caráter qualitativo, analisando os conceitos de filosofia, pensar e Comunidade de Investigação deste filósofo. Para isso, foram consultadas suas obras principais e de seus comentadores. Foram empregados também os procedimentos da pesquisa-ação por meio da realização de práticas com alunos do Ensino Fundamental I, a fim de realizar uma experiência das concepções analisadas. Como resultado da pesquisa é possível destacar o papel fundamental da Filosofia para Crianças de Lipman para a formação de conceitos, pois, mediante as práticas filosóficas as crianças se mostraram mais reflexivas na abordagem de conceitos que no seu cotidiano poderiam passar desapercebidos. O trabalho de questionamento e diálogo em Comunidade de Investigação permitiu evidenciar a dificuldade de conceituar no início do trabalho, o progresso ao longo da abordagem dos mesmos e a necessidade de buscar respostas mais aprofundadas. Com isso, pode-se destacar que as aulas de filosofia contribuíram para tais avanços, e que sem elas as habilidades continuariam estagnadas. Este estudo vem se somar ao movimento filosófico-educacional de ensino de filosofia desde a infância como imprescindível para a formação de sujeitos mais razoáveis, e o mais importante, com habilidades que facilitarão sua vida intra e extraescolar.

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Biografie autore

sandra dos santos alves, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (2019) Tem experiência na área de educação, com ênfase em Fundamentos da Educação (Filosofia da Educação). Durante a graduação foi participante em projetos de extensão universitária como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e Residência Pedagógica). É integrante no projeto de pesquisa EDUCAÇÃO FILOSÓFICA E EXPERIÊNCIA DEMOCRÁTICA: A DEMOCRACIA COMO MODO DE VIDA ÉTICO E POLÍTICO Possui produções iniciais na área da Filosofia da Educação devido à Iniciação Científica, publicações particulares em livros, participações no grupo de pesquisa mencionado e em eventos acadêmicos organizados pela UEL.

darcísio natal muraro, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1986), graduação em
Teologia pelo Instituto Teológico São Paulo (1990), mestrado em História e Filosofia da Educação pela
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998), doutorado pela Universidade de São Paulo
(Faculdade de Educação, na linha de Filosofia da Educação / 2008) e especialização em Fundamentos de
uma Educação para o Pensar pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professor
Adjunto da Universidade Estadual de Londrina. Atua com pesquisa, ensino e extensão principalmente
com as seguintes áreas: Filosofia da Educação, Ensino de Filosofia na Educação Básica (Educação Infantil,
Ensino Fundamental e Médio), Filosofia e Crianças, Educação para o Pensar. Coordenador do grupo de
pesquisa : EDUCAÇÃO FILOSÓFICA E EXPERIÊNCIA DEMOCRÁTICA: A DEMOCRACIA COMO MODO DE
VIDA ÉTICO E POLÍTICO Temas de pesquisa: ensino de filosofia, experiência, diálogo, pensamento,
democracia.

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Pubblicato

2020-12-21

Come citare

ALVES, Sandra dos santos; MURARO, Darcísio natal. a experiência de pensar conceitos e o filosofar na infância na perspectiva de matthew lipman. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 16, n. 36, p. 01–36, 2020. DOI: 10.12957/childphilo.2020.53655. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/53655. Acesso em: 9 mag. 2025.

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Sezione

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