tornar-se calunga: participação e subjetivação política de crianças e jovens

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2023.72948

Palavras-chave:

participação, infâncias, juventudes, subjetivação, educação

Resumo

O artigo pretende discutir processos de subjetivação política de crianças e jovens a partir de recortes de uma pesquisa realizada no âmbito de mestrado em educação, apresentando uma cartografia da participação política de crianças e jovens moradoras de territórios vulnerabilizados do município de São Vicente, no litoral Sul de São Paulo, integrantes de coletivos e ações educativas do Instituto Camará Calunga. Os conceitos de participação e subjetivação se apresentam como elementos importantes dos processos de politização, retratando o modo pelo qual crianças e jovens se engajam politicamente de diferentes formas, coordenadas ou apoiadas por adultos, representando a si mesmas ou apoiando os adultos em suas demandas, contrapondo a noção de que as crianças não agem politicamente ou de que o modo ideal de participação de crianças e jovens seria a produção de consenso e não haveria espaço para a contestação. A pesquisa ocorreu em meio a pandemia de COVID-19, fundamentalmente de modo virtual, mas traça uma continuidade com as práticas de participação do Instituto no período pré-pandêmico. A pesquisa fez uso do método cartográfico, de modo virtual e presencial no contexto do trabalho vivo, da convivência cotidiana com crianças, jovens e educadores do Camará, por meio de entrevistas semiestruturadas e diários de campo.

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Biografia do Autor

josé eduardo gama noronha, Universidade Estadual de Campinas

Mestrando na Faculdade de Educação

gabriela tebet, Universidade Estadual de Campinas

Profª Drª da Faculdade de Educação

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Publicado

2023-03-20

Como Citar

NORONHA, José eduardo gama; TEBET, Gabriela. tornar-se calunga: participação e subjetivação política de crianças e jovens. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 19, p. 01–26, 2023. DOI: 10.12957/childphilo.2023.72948. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/72948. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

artigos

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