um convite às crianças para fazermos uma experiência com suas visualidades no contexto pandêmico

Autori

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2022.63154

Parole chiave:

Narrativas Audiovisuais, Cartas - Imagem, Infância, Cotidianos

Abstract

Este estudo tece reflexões sobre as formas como as crianças, em tempos pandêmicos, se expressaram e entraram em contato com seus professores e colegas de turma por meio de Cartas-Imagem, formas de dizer e se dizer para o mundo através de mídias audiovisuais infantis. Partilhas sensíveis de seus cotidianos foram reveladas por estas mídias e nos deram a pensar sobre as infâncias deste tempo. O referencial teórico que subsidiou este trabalho contou com o aporte de Certeau no que tange aos estudos sobre cotidiano, Walter Benjamin com seus escritos sobre a experiência infantil, Sandra Corazza e Walter Kohan com suas contribuições para os estudos sobre as infâncias contemporâneas e Vigínia Kastrup que nos embasou no que diz respeito ao método da cartografia, abordagem metodológica que nos permitiu acompanhar o processo da pesquisa. O objetivo deste trabalho foi observar as formas como crianças se comunicam por meio de mídias verbo-visuais e que tipo de conteúdo e recortes do cotidiano elas elencaram para dividirem com a instituição escolar suas experiências durante o período da pandemia. É importante destacar que a divulgação das imagens foi autorizada pelas crianças e seus responsáveis através de termo de livre consentimento, atendendo aos princípios éticos de pesquisa com imagens de crianças. Outrossim, as imagens estão disponíveis através de QRcode e podem ser acessadas através da câmera de um smarthfone.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

erika francisco de paulo david, Secretaria Municipal de Educação de Niterói

Professora da Fundação Municipal de Niterói, integrante da Coordenação de Educação, Mídias e Tecnologias Digitais da Secretaria Municipal de Educação. Mestre em Mídia e Cotidiano pelo PPGMC - UFF. Atualmente dedicando-se ao estudo de narrativas verbo-visuais no cotidiano da escola básica.

dagmar de mello e silva, Universidade Federal Fluminense

Dagmar de Mello e Silva - Professora Associada da Faculdade de Educação e dos Programas de Pós-Graduação em Mídias e Cotidiano, Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão e do Programa de Pós-graduação em Ciências, Tecnologias e Inclusão da Universidade Federal Fluminense.

Riferimenti bibliografici

Bakhtin, Mikhail Mikhailovitch. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

Bakhtin, Mikhail Mikhailovitch. Fragmentos dos anos 1970-1971. In: Bakhtin, Mikhail Mikhailovitch. Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas. São Paulo: Editora 34, 2017.

Benjamin, Walter. Obras escolhidas. Vol. 1. Magia e técnica, arte e política. Ensaios sobre literatura e história da cultura. Prefácio de Jeanne Marie Gagnebin. São Paulo: Brasiliense, 1987. p. 114-119.

Benjamin, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. Trad. M. V. Mazzari. São Paulo, SP: Duas Cidades, 2002.

Corazza, Sandra Mara et al. Escrileituras: um modo de ler-escrever em meio à vida. Educação &. Pesquisa, São Paulo, v. 40, n. 4, p. 1029-1043, dez. 2011 Disponível em:em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1517-97022014000400011&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 08 Mai 2021. https://doi.org/10.1590/S1517-97022014121435.

Didi-Huberman, Georges. Quando as Imagens Tomam Posição: O Olho da História I. Belo Horizonte, Minas Gerais: Editora UFMG, 2017.

Kastrup, Virgínia. A invenção de si e do mundo: uma introdução do tempo e do coletivo no estudo da cognição. Campinas: Papirus, 1999.

Kastrup, Virgínia. Aprendizagem, arte e invenção. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 6, n. 1, p. 17-27, jan./jun. 2001.

Kastrup, Virgínia. A aprendizagem da atenção na cognição inventiva. Psicologia & Sociedade 16(3), 7-16, set/dez., 2004.

Kohan, Walter Omar. O que pode um professor? In: Kohan, Walter Omar. Deleuze pensa a educação. São Paulo: Segmento, 2007.

Pubblicato

2022-10-23

Come citare

DAVID, Erika francisco de paulo; SILVA, Dagmar de mello e. um convite às crianças para fazermos uma experiência com suas visualidades no contexto pandêmico. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 18, p. 01–16, 2022. DOI: 10.12957/childphilo.2022.63154. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/63154. Acesso em: 2 mag. 2025.

Fascicolo

Sezione

articles