infâncias no campo: brinquedo, brincadeira e cultura

Autori

  • levindo diniz carvalho Universidade Federal de Minas Gerais
  • rogério correia da silva Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2018.30364

Parole chiave:

crianças, infâncias do campo, povos tradicionais, brincar, brinquedo

Abstract

Neste artigo, de contornos ensaísticos,  busca-se discutir a brincadeira como prática cultural e sua presença nas  infâncias vividas em contextos do campo ou das chamadas  comunidades tradicionais no Brasil. No diálogo com os Estudos da Infância, pretende-se analisar as imagens que construímos sobre quem são essas crianças e o que suas brincadeiras informam sobre suas vidas e formas de sociabilidade. Analisaremos como artefatos culturais um pequeno repertório de brinquedos produzidos por crianças, problematizando as culturas infantis e suas formas de produção simbólica. Buscamos aqui, na relação com nossas experiências de pesquisa e formação de professores, apreender o significado cultural da brincadeira na tensão entre universalidade das formas e expressões da diversidade do brincar, produto do universo sócio-cultural onde se situa e ainda analisar os significados dessas experiências para as crianças. Ensaiamos ainda um pequeno diálogo com pesquisas que tiveram como foco as infâncias de diferentes povos do campo e suas contribuições para a compreensão da brincadeira como prática cultural. Por fim,  aponta-se a dimensão do território como elemento central nos processos de  apreensão do mundo, criação e participação da criança na cena social e anunciam-se desafios de pesquisa   sucitados pela discussão aqui empreendida e que poderão instigar futuros exercícios de escrita.

 

Infancias en el campo: Juguete, juegos y cultura

En este artículo, de contornos ensayísticos, se busca discutir el juego de niños como práctica cultural y su presencia en las infancias vividas en contextos del campo o de las llamadas comunidades tradicionales en Brasil. En el diálogo con los Estudios de la Infancia, se pretende analizar las imágenes que construimos a respecto de quiénes son esos niños y sobre qué es lo que informan los  juegos sobre sus vidas y formas de sociabilidad.Analizaremos como artefactos culturales un pequeño repertorio de juguetes creados por niños del campo, tratando de discutir las culturas infantiles y sus formas de producción simbólica. Buscamos aquí, en lo que se refiere a nuestras prácticas de investigación y formación de profesores, aprehender el significado cultural del juego infantil en la tensión entre la universalidad de las formas y expresiones de la diversidad de lo que es jugar, producto del universo sociocultural en el que se ubica, e incluso, considerar los significados de esas experiencias para los niños. Ensayamos todavía un pequeño diálogo con las investigaciones que han tenido como enfoque las infancias de varios pueblos del campo y sus contribuciones a la comprensión de los juegos como práctica cultural.

Por fin, se señala la dimensión del territorio como elemento central en los procesos de  percepción del mundo, creación y participación de los niños en la escena social y se anuncian retos de investigación planteados aquí por el debate entablado y que pueden venir a instigar futuros ejercicios de escritura.

Palabras Clave: Niños, Infancias del campo, Pueblos Tradicionales, Jugar, Juegos de Niños

 

 

Childhood in the countryside: Toys, games and culture

 

In this article, with an essay-like character, the authors seek to discuss children’s games as cultural practices, regarding its presence in childhoods lived in rural contexts or in the so-called traditional communities in Brazil. By the means of a dialogue with Childhood Studies, we intend to analyze the images we construct about who these children are as well as what their games tell us about their lives and forms of sociability. We will analyze as cultural artifacts a small repertoire of toys produced by children, problematizing children’s cultures and their forms of symbolic production. We seek here, in relation to our experiences of research and teacher training, an appreciation of the cultural meaning of games as lying between the universality of forms and the expressions of the diversity of playfullness, product of the sociocultural universe where they are located. In adition to this, we will try to interpret the meanings these experiences can have for children. We will also engage in a brief dialoge with the researches that focus on the childhoods in the countryside, analysing their contributions to an understanding of play as a cultural practice. Finally, the dimension of the territory for play is pointed out as a central element in the processes of apprehension of the world, creation and participation of the child in the social scene. Some challenges regarding research are aroused by the discussion undertaken here. We will argue that these challenges can instigate new writing exercises on this subject.

 

Keywords: Children; Childoods in the countryside; Traditional communities; Play; Games

 

 

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

levindo diniz carvalho, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Adjunto da Faculdade de Educação da UFMG e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSJ. Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Educação e Graduado em Pedagogia. Tem experiências como pesquisador e docente nos campos da educação e infância especialmente nos temas: Educação Integral; Educação Infantil; Infância e cultura; Cidadania na infância. É membro do grupo TEIA - Territórios Educação Integral e Cidadania e do NEPEI - Núcleo de Pesquisa sobre Infância e Educação Infantil ambos da Faculdade de Educação da UFMG.

rogério correia da silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor Adjunto de Didática e Didática da Educação Infantil da Faculdade de Educação/UFMG. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e doutorado em Educação pela UFMG (2011). Professor colaborador (desde 2015) do Programa de Pós Graduação em Educação FAE UFMG. Linha de pesquisa Educação, Cultura, Movimentos Sociais e Ações Coletivas.

Pubblicato

2017-12-19

Come citare

CARVALHO, Levindo diniz; SILVA, Rogério correia da. infâncias no campo: brinquedo, brincadeira e cultura. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 14, n. 29, p. 189–212, 2017. DOI: 10.12957/childphilo.2018.30364. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/30364. Acesso em: 2 mag. 2025.

Fascicolo

Sezione

dossier