esboço para um pensamento da diferença e do devir deficiente na educação
DOI:
https://doi.org/10.12957/childphilo.2016.24972Parole chiave:
acontecimento, diferença, devir deficiente, ontologia, problematizaçãoAbstract
Propomos neste artigo elaborar o esboço de uma crítica e de uma clínica para o pensamento da diferença e do devir deficiente na reflexão filosófica sobre a educação. O caminho escolhido passa pela análise de conceitos como diferença, devir, ontologia e acontecimento, apoiando-nos especificamente nas filosofias da diferença de Foucault e de Deleuze que aprofundaram notavelmente o diagnóstico da atualidade filosófica dessas noções. Reconhecemos, igualmente, que o estudo dos modos de problematização é a opção metodológica que um trabalho filosófico sobre a deficiência deve se empenhar em fazer para promover uma ontologia do devir deficiente, a qual considera a deficiência não mais, ou apenas, como objeto de um saber científico e pedagógico, mas como problematização das diferenças e emissão de singularidades irredutíveis ao regime do Mesmo, do Idêntico ou do Semelhante. Apresentamos sumariamente três alternativas ou possibilidades para se firmar na educação uma ontologia e uma política da diferença e do devir deficiente: reverter o platonismo ou conquistar para o devir uma arte das superfícies; propor que a reorganização do trabalho pedagógico da escola inclusiva se inscreva no domínio das práticas; e pensar a ontologia do devir deficiente sob o signo do acontecimento. Esperamos, por fim, que este trabalho contribua para aprofundar o estudo da filosofia da educação sobre a analítica da deficiência, da produção das diferenças e das práticas de inclusão na atualidade.Downloads
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Pubblicato
2016-08-06
Come citare
LOPES, Rodrigo barbosa. esboço para um pensamento da diferença e do devir deficiente na educação. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 12, n. 24, p. 277–308, 2016. DOI: 10.12957/childphilo.2016.24972. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/24972. Acesso em: 2 mag. 2025.
Fascicolo
Sezione
dossier