o enigma na psique coletiva indiana em relação ao ensino de filosofia nas escolas

Autores

  • arvind venkatasubramanian AMRITA SCHOOL OF EDUCATION Amrita Vishwa Vidyapeetha, Mysuru Campus, India

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.53518

Palavras-chave:

filosofia e infância, ioga e meditação, patanjali, filosofia indiana, lipman.

Resumo

A Índia agora constitui aproximadamente 17% da população mundial e tem uma alta proporção de pessoas mais jovens. A filosofia para crianças em idade escolar visa criar melhores cidadãos do futuro. Neste artigo, estabeleço a necessidade de ensinar filosofia para crianças nas escolas, especialmente na Índia. Posteriormente, discuto a disposição dos indianos em aceitar a filosofia no currículo escolar, seu enigma na compreensão da necessidade da filosofia no ambiente escolar e o dilema Leste-Oeste a respeito do ensino de filosofia nas escolas. O conceito de autorrealização é importante na educação. Sócrates afirmou que uma vida não examinada não vale a pena ser vivida. No entanto, o conceito de autorrealização do Ocidente difere daquele da Índia. Enquanto o primeiro percebe a autorrealização como uma forma de construir um bom indivíduo, o segundo sempre enfatizou a cessação do indivíduo e se concentrou na verdade incompreensível que as linguagens humanas não conseguem captar. A filosofia ocidental está preocupada com o questionamento, a investigação e os problemas da filosofia. O Oriente está preocupado em encerrar esse questionamento. Matthew Lipman se concentra em aumentar a curiosidade, acelerando o processo de pensamento, ensinando lógica e raciocínio formal e o aprimoramento intelectual das crianças. A filosofia, ioga e meditação indianas estão preocupadas com a cessação da consciência. A questão-chave diz respeito à abordagem que se pode escolher adotar no ensino de filosofia - acelerar ou desacelerar os processos de pensamento das crianças? Os pais indianos são os principais tomadores de decisão na educação de seus filhos e, às vezes, ao longo de suas carreiras e vidas. A menos que haja clareza na comunidade indiana e global em relação a esse assunto, não há um ponto de partida claro para o ensino de filosofia para crianças na Índia. Este artigo tem como objetivo aumentar a consciência crítica entre os cidadãos globais sobre esse enigma na psique coletiva indiana. A menos que a psique do mundo seja inserida no lugar da psique indiana, a grande barreira entre o Ocidente e o Oriente em relação à filosofia no currículo escolar não pode ser transposta.

 

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Biografia do Autor

arvind venkatasubramanian, AMRITA SCHOOL OF EDUCATION Amrita Vishwa Vidyapeetha, Mysuru Campus, India

Arvind.V B.E, B.Ed (ongoing), M.S, M.Esc

Currently, B.Ed final semester student, 

Amrita Vishwa Vidyapeetham, Mysuru Campus

Detailed bio-data provided in the last page of my article. 


Referências

References will be provided as required and when intimated from Amrita School of Education, Amrita Vishwa Vidyapeetham, Mysuru Campus, India.

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Publicado

2020-12-05

Como Citar

VENKATASUBRAMANIAN, Arvind. o enigma na psique coletiva indiana em relação ao ensino de filosofia nas escolas. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 16, n. 36, p. 01–26, 2020. DOI: 10.12957/childphilo.2020.53518. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/53518. Acesso em: 9 maio. 2025.

Edição

Seção

artigos