da proteção à instrução: mobilizações prático-discursivas em torno da infância nos debates sobre gênero e sexualidade na educação

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DOI :

https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.48344

Mots-clés :

educação, infância, gênero, sexualidade, heteronormatividade

Résumé

Este artigo discute como alguns sentidos de infância têm sido acionados nos enfrentamentos sobre a legitimidade das temáticas de gênero e sexualidade na educação, considerando-se o cenário contemporâneo no país. Para isso, analisaremos duas armadilhas prático-discursivas que têm se consolidado. A primeira, forjada pelos atores da ofensiva antigênero, consiste na construção narrativa da infância vulnerável, a ser protegida, e aciona o pânico moral contra as discussões sobre gênero e sexualidade nas escolas. A segunda armadilha, mais sutil, diz do lugar de passividade em que são tomados as e os estudantes no contexto escolar, enquanto objeto da instrução pedagógica - inclusive quando são abordados os temas de gênero e sexualidade em sala de aula. A imagem de uma criança-presa dos “ideólogos de gênero”, passiva e em perigo, povoa as falas analisadas na primeira sessão, e permite-nos discutir os usos políticos mitigados pela hiperinflação dessa ideia de vulnerabilidade infantil. Entretanto, mesmo em práticas educativas que apostam no trabalho com questões de gênero e sexualidade nos contextos escolares, observamos que a menoridade pode ser pensada em perspectivas conservadoras e sem agência, como discutido na segunda sessão. Para tensionar essas lógicas, pontuamos a dimensão do lúdico e da brincadeira como ferramentas conceituais e metodológicas que podem contribuir com uma abordagem não pedagogizante da sexualidade e do gênero no campo da educação.

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amana rocha mattos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Adjunta do Instituto de Psicologia e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

rafael cavalheiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social da UERJ; Doutorando do Programa de Teoria Psicanálítica da UFRJ

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Publiée

2020-08-25

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MATTOS, Amana rocha; CAVALHEIRO, Rafael. da proteção à instrução: mobilizações prático-discursivas em torno da infância nos debates sobre gênero e sexualidade na educação. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 16, n. 36, p. 01–20, 2020. DOI: 10.12957/childphilo.2020.48344. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/48344. Acesso em: 3 mai. 2025.

Numéro

Rubrique

Dossier: Estudos da Infância: politizações e estesias