o círculo mágico e a arte de deixar-se repetir na infância: exercitação e aprendizagem nas esferas

Auteurs

  • alexandre simão freitas Universidade Federal de Pernambuco.

DOI :

https://doi.org/10.12957/childphilo.2018.31728

Mots-clés :

Antropotécnica, Infância, Esferologia

Résumé

A inquietude moderna pela formação humana se articulou ao redor de perguntas cruciais pelos exercícios, comportamentos, rotinas, hábitos que são acionados a fim de dar às crianças uma forma determinada, modelando o futuro do infans através de atividades repetidas e reguladas, ao mesmo tempo em que se domestica as forças autoplásticas que interagem na configuração de toda vida. Não casualmente, Peter Sloterdijk apreende a modernidade como uma forma de secularização e coletivização da vida da exercitação, deslocando as asceses transmitidas desde a Antiguidade de seus respetivos contextos espirituais e dissolvendo-as no fluido espumoso das atuais comunidades biopolíticas dedicadas ao treinamento e ao empresariamento da subjetividade. Com base na sua ascetologia é possível perceber como a educação da infância está no centro de uma longa cadeia histórica de adestramentos através de uma arte movida por procedimentos imunológicos e antropotécnicas seletivas voltadas a produção de inúmeras despedidas da infância que visam arrancar o sujeito de suas comunidades insufladas, endurecendo-os e fabricando-os como “atletas do Estado” ou “empresas domésticas”. Nessa direção, esse ensaio pretende explorar desde o drama esferológico descrito por Sloterdijk, o que significa pensar a infância quando se tem de pagar o preço da ausência de camadas protetoras, isto é, quando explodem os círculos mágicos, as bolhas de sabão sopradas pelos olhos extasiados da criança.

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Biographie de l'auteur

alexandre simão freitas, Universidade Federal de Pernambuco.

Professor Adjunto do Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, atuando na área de Filosofia da educação com ênfase nos estudos foucaultianos.

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Publiée

2018-05-07

Comment citer

FREITAS, Alexandre simão. o círculo mágico e a arte de deixar-se repetir na infância: exercitação e aprendizagem nas esferas. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 14, n. 30, p. 317–339, 2018. DOI: 10.12957/childphilo.2018.31728. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/31728. Acesso em: 22 juill. 2025.

Numéro

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