fazendo nuvens com docentes e estudantes em meio à pandemia

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DOI :

https://doi.org/10.12957/childphilo.2024.83771

Mots-clés :

cartografia, nuvens, pandemia, escola

Résumé

O presente ensaio apresenta os resultados de uma dissertação de mestrado defendida no programa de pós-graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Realizada entre os anos de 2020 e 2022, em meio à eclosão da pandemia de Covid-19, a pesquisa acompanhou a realização do projeto de extensão Carta ao mundo de que vem, que visou a construção de uma carta coletiva, envolvendo estudantes e docentes de escolas de educação infantil e ensino fundamental do Rio Grande do Sul, Bahia e Portugal. A estratégia de aproximação dos estudantes e instituições se deu de forma remota, sendo a nuvem uma figura importante, a nuvem como repositório digital (armazena-se dados na nuvem) e como habitante do céu (disponível a quem se dispuser a olhar para cima). Este ensaio é situado a partir de duas perguntas: 1) “como pesquisar em tempos de pandemia?”; 2) “como produzir em coletivo com pessoas que não se conhecem?”. Na tentativa de responder a estas questões, busca-se mostrar alguns movimentos cartográficos da pesquisa, resultando em seis pistas anuviadas: 1) o que queremos salvar na nuvem?; 2) qual o sabor de uma nuvem?; 3) o que se passa numa nuvem?; 4) o que você está vendo nesta nuvem?; 5) como era o mundo antes da pandemia?; 6) como foi viver na escola durante a pandemia? Para além das respostas, interessa-nos o potencial de cada uma destas pistas, perguntas que, como nuvens, ainda pairam no ar. 

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Bibliographies de l'auteur

luciano bedin da costa, UFRGS

mestre e doutorando em educação na UFRGS; professor de psicologia da Sociedade de Ensino Três de Maio - SETREM.

tatiele mesquita corrêa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Licenciada em Ciências Sociais (2019) e mestre em Psicologia Social e Institucional (2022), ambas titulações pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Contato: mesquitatatielecorrea@gmail.com   

 

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Publiée

2024-07-11

Comment citer

DA COSTA, Luciano bedin; MESQUITA CORRÊA, Tatiele. fazendo nuvens com docentes e estudantes em meio à pandemia. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 20, 2024. DOI: 10.12957/childphilo.2024.83771. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/83771. Acesso em: 1 mai. 2025.

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