território, infância, palavras e a fabricação de um problema: modos de habitar

Auteurs

  • alessandra de barros piedras lopes Colégio Pedro II

DOI :

https://doi.org/10.12957/childphilo.2017.26375

Mots-clés :

infância, território, movimento, devir, estilo

Résumé

Este relato de experiência pretende, mais do que qualquer outra coisa, fabricar um problema. Um problema que tem a ver com crianças e adultos e os mundos que compartilham em uma escola de Educação Infantil. E aqui já se coloca uma primeira questão: seriam mundos ou territórios? É possível que ao considerar as relações entre mundos e territórios e quem os cria, importe mais os movimentos que provocam do que propriamente o compartilhar algo? Ou antes, que não importe realmente o compartilhar algo; que o comum diga respeito a algo que não se traduz em um compartilhar? Um animal de estimação adotado após sua morte, e a morte de um animal; as diversas leituras de uma história; a definição de um conceito e o que diz uma palavra; uma leitura de uma imagem. Todos esses, acontecimentos em uma escola de Educação Infantil. Acontecimentos que se entrelaçam a outros. Encontrariam sentido em palavras como território, movimento, mundo, lugar, habitar, brincar? Como se entrelaçam, se atravessam, se esbarram, colidem? Nos movimentos que nos impelem a constituir territórios, em marcações, limites e fronteiras que nos constituem, encontramos pessoas, ideias, movimentos. Encontramos a nós mesmos? Outros? E que “mesmo” e que “outros” existem em nós? Atravessada, arrastada pela infância, busco um estilo a expressar esse encontro. Encontro com uma infância que faz surgir novos sentidos dos sentidos “mesmos” e “outros”, de sentidos sempre outros, a diferir. Pode a infância encontrar modos de habitar uma palavra, habitar a linguagem? Um exercício de imaginar onde se encontram territórios, infância, linguagem; onde nos encontramos. Como nomear tal lugar: comum, singular, nós-outros? Se nos constituímos em identificações que nos levam sempre a outros, a diferir, o que nos faz iguais, o que nos faz identificar nós-outros?

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

alessandra de barros piedras lopes, Colégio Pedro II

Chefe do Departamento de Educação Infantil

Téléchargements

Publiée

2017-04-06

Comment citer

LOPES, Alessandra de barros piedras. território, infância, palavras e a fabricação de um problema: modos de habitar. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 13, n. 27, p. 353–368, 2017. DOI: 10.12957/childphilo.2017.26375. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/26375. Acesso em: 12 juill. 2025.

Numéro

Rubrique

experiences