território, infância, palavras e a fabricação de um problema: modos de habitar

Autores

  • alessandra de barros piedras lopes Colégio Pedro II

DOI:

https://doi.org/10.12957/childphilo.2017.26375

Palavras-chave:

infância, território, movimento, devir, estilo

Resumo

Este relato de experiência pretende, mais do que qualquer outra coisa, fabricar um problema. Um problema que tem a ver com crianças e adultos e os mundos que compartilham em uma escola de Educação Infantil. E aqui já se coloca uma primeira questão: seriam mundos ou territórios? É possível que ao considerar as relações entre mundos e territórios e quem os cria, importe mais os movimentos que provocam do que propriamente o compartilhar algo? Ou antes, que não importe realmente o compartilhar algo; que o comum diga respeito a algo que não se traduz em um compartilhar? Um animal de estimação adotado após sua morte, e a morte de um animal; as diversas leituras de uma história; a definição de um conceito e o que diz uma palavra; uma leitura de uma imagem. Todos esses, acontecimentos em uma escola de Educação Infantil. Acontecimentos que se entrelaçam a outros. Encontrariam sentido em palavras como território, movimento, mundo, lugar, habitar, brincar? Como se entrelaçam, se atravessam, se esbarram, colidem? Nos movimentos que nos impelem a constituir territórios, em marcações, limites e fronteiras que nos constituem, encontramos pessoas, ideias, movimentos. Encontramos a nós mesmos? Outros? E que “mesmo” e que “outros” existem em nós? Atravessada, arrastada pela infância, busco um estilo a expressar esse encontro. Encontro com uma infância que faz surgir novos sentidos dos sentidos “mesmos” e “outros”, de sentidos sempre outros, a diferir. Pode a infância encontrar modos de habitar uma palavra, habitar a linguagem? Um exercício de imaginar onde se encontram territórios, infância, linguagem; onde nos encontramos. Como nomear tal lugar: comum, singular, nós-outros? Se nos constituímos em identificações que nos levam sempre a outros, a diferir, o que nos faz iguais, o que nos faz identificar nós-outros?

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Biografia do Autor

alessandra de barros piedras lopes, Colégio Pedro II

Chefe do Departamento de Educação Infantil

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Publicado

2017-04-06

Como Citar

LOPES, Alessandra de barros piedras. território, infância, palavras e a fabricação de um problema: modos de habitar. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 13, n. 27, p. 353–368, 2017. DOI: 10.12957/childphilo.2017.26375. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/26375. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

experiências