metáforas do ensino de filosofia

Autores

  • felix garcia moriyon Universidad Autónoma de Madrid, España

Palavras-chave:

Metaphor, Philosophy Teaching

Resumo

Para teorizar sobre a natureza e o alcance da reflexão filosófica, os filósofos têm utilizado uma ampla gama de metáforas e analogias, a partir de caverna de Platão "semelhanças de família" de Wittgenstein. Este artigo revisa algumas dessas metáforas e discute o que elas mostram sobre a natureza da filosofia, e mais importante, sobre o ensino da filosofia. Não basta ser a favor da presença do diálogo filosófico ou exigir um conteúdo específico de filosofia no currículo do ensino formal obrigatório. Precisamos oferecer uma descrição mais precisa do tipo de aprendizado filosófico que estamos propondo e que metas educacionais pensamos que os alunos possam alcançar se eles são expostos à reflexão filosófica ao longo de toda a sua vida escolar. As metáforas filosóficas podem nos ajudar a apresentar o estilo de diálogo filosófico que queremos implementar em nossas salas de aula, a fim de que a filosofia capacite as crianças a poder pensar por si mesmas, de forma crítica, criativa e cooperativa. O texto termina com a metáfora de Husserl da filosofia como a liberdade da auto-responsabilidade absoluta e o filósofo como o "funcionário da humanidade", o que coloca sobre os ombros dos filósofos e professores de filosofia, a enorme tarefa de manter viva a tradição ocidental de amor à liberdade e à razão crítica.

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Publicado

2014-02-10

Como Citar

MORIYON, Felix garcia. metáforas do ensino de filosofia. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 9, n. 18, p. 345–361, 2014. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20661. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

artigos

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