o estudo do meio como metodologia para apreensão crítica da diversidade socioambiental

Autores

  • samia nascimento sulaiman
  • virgínia talaveira valentini tristão

Resumo

A Educação Ambiental é uma proposta educativa que busca a mudança de hábitos, atitudes e práticas sociais para uma solução para o quadro de degradação socioambiental de efeitos mais dramáticos sobre os grupos humanos marginalizados dentro do contexto brasileiro de expressiva desigualdade social. Apesar das estratégias propostas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais, o tema ambiental ainda esbarra na disciplinaridade e nos muros da escola e, assim, demanda mudanças estruturais e pedagógicas sobre o fazer educativo, repensando o papel da escola na sociedade contemporânea e sua responsabilidade na formação de sociedades sustentáveis. O “Estudo do Meio”, nesse sentido, é um método de ensino e pesquisa que valoriza a diversidade de saberes, estimula a convivência de idéias e revela a complexidade da relação sociedade e meio ambiente, permitindo a reflexão e criação de possibilidades de mudança sobre as questões socioambientais levantadas no processo de investigação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-11-20

Como Citar

SULAIMAN, Samia nascimento; TALAVEIRA VALENTINI TRISTÃO, Virgínia. o estudo do meio como metodologia para apreensão crítica da diversidade socioambiental. childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 7, n. 14, p. 299–318, 2011. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/childhood/article/view/20572. Acesso em: 2 maio. 2025.

Edição

Seção

concurso nacional anped