MODELOS IDENTITÁRIOS EM AMANHÃ, NUMA BOA DE FAÏZA GUÈNE

Conteúdo do artigo principal

Resumo

O romance Amanhã, numa boa, escrito por Faïza Guène e publicado em 2004 apresenta história de Doria, filha de pais marroquinos e que vive no subúrbio da capital francesa. Numa situação econômica e social vulnerável, a jovem protagonista enfrenta diversos obstáculos no seu caminho de integração à sociedade francesa e, sobretudo, de construção da própria narrativa de identidade. Nesse contexto, as diferentes personagens-modelo têm um impacto substancial em sua identidade, pois contribuem para a revisão e diferenciação da visão de mundo de Doria. Em grande parte, essas personagens contribuem para a reflexão sobre a posição da mulher na intersecção com a imigração, mostrando diferentes formas de empoderamento e obtenção de voz para a construção de uma identidade em consonância com seus anseios. Nesse sentido, este artigo deseja discutir essas personagens-modelo e sua importância para a construção de identidade da protagonista, focando em personagens distantes, isto é, que não têm contato direto com ela, e personagens próximas, que circulam no mesmo espaço social.

Detalhes do artigo

Como Citar
Mathias, D. (2022). MODELOS IDENTITÁRIOS EM AMANHÃ, NUMA BOA DE FAÏZA GUÈNE. Caderno Seminal, (40). https://doi.org/10.12957/seminal.2021.57890
Seção
Escrita de Mulheres: prosa em línguas estrangeiras e comparatismos
Biografia do Autor

Dionei Mathias, UFSM

Professor do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Santa Maria. Doutor Letras pela Universität Hamburg e pela Universidade Federal do Paraná.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0718781986349346