A LITERATURA E AS PRÁTICAS DOCENTES: UM UNIVERSO A SER EXPLORADO

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Simone Alves Pedersen
Jussara Cristina Barboza Tortella

Resumo

Muito tem sido discutido sobre a importância da leitura, o baixo rendimento apresentado por estudantes brasileiros, e a literatura infantojuvenil (LIJ) como possibilidade de mudança dessa realidade. A Teoria Social Cognitiva (TSC), explica as dimensões psicológicas da aprendizagem, com base na tríade: homem, ambiente e comportamento. Esse artigo aborda uma pesquisa-ação com um grupo de 12 professoras e 4 coordenadoras. Apresentaram-se estratégias de autorregulação da leitura que foram aplicadas em sala de aula pelas participantes. Após um ano, 3 professoras foram entrevistadas novamente. Resultados indicaram que houve mudanças nas práticas docentes das participantes, e um novo olhar em relação a seleção de obras literárias, que resultaram em maior compreensão leitora dos alunos, engajamento nas aulas e protagonismo em sua aprendizagem.

Detalhes do artigo

Como Citar
Pedersen, S. A., & Tortella, J. C. B. (2018). A LITERATURA E AS PRÁTICAS DOCENTES: UM UNIVERSO A SER EXPLORADO. Caderno Seminal, 29(29). https://doi.org/10.12957/cadsem.2018.31015
Seção
Dossiê: Literaturas de Língua Oficial Portuguesa: desafios contemporâneos
Biografia do Autor

Simone Alves Pedersen, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Rio Claro

Doutoranda em Educação

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Rio Claro

Jussara Cristina Barboza Tortella, PUC Campinas

Doutora em Educação

Pontifícia Universidade Católica de Campinas