O USO DE CRITÉRIOS DA TEXTUALIDADE NA LEITURA E NA PRODUÇÃO DE TEXTOS MULTISSEMIÓTICOS DIGITAIS

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Cynthia Vilaça
Jefferson Evaristo

Abstract

Este artigo traz reflexões a respeito das noções de texto e textualidade, e de suas implicações para o desenvolvimento de habilidades de leitura e de produção de textos constituídos por diferentes semioses. Discutimos os sete critérios de textualidade apontados incialmente por Beaugrande e Dressler (1981) e apresentamos uma proposta de revisão desses critérios. Considerando o cenário atual de popularização dos meios de comunicação de natureza digital e de acesso à internet, que vêm sendo acompanhados pela democratização da autoria, reconhecemos o uso de artefatos e recursos tecnológicos digitais como imprescindível para o trabalho do professor que tem o texto como unidade de trabalho. Logo, a fim de contribuir com o aprimoramento da prática docente e evidenciar a relação entre tecnologia digital e interação humana, sugerimos duas atividades de leitura e produção de textos multissemióticos digitais a partir de três critérios que consideramos fundamentais para qualificar um conteúdo como texto.

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How to Cite
VILAÇA, Cynthia; EVARISTO, Jefferson. O USO DE CRITÉRIOS DA TEXTUALIDADE NA LEITURA E NA PRODUÇÃO DE TEXTOS MULTISSEMIÓTICOS DIGITAIS. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, n. 50, 2024. DOI: 10.12957/seminal.2024.84202. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/84202. Acesso em: 21 may. 2025.
Section
“Formação de professores, currículo, leitura, escrita e uso das tecnologias em Educação”