O USO DE CRITÉRIOS DA TEXTUALIDADE NA LEITURA E NA PRODUÇÃO DE TEXTOS MULTISSEMIÓTICOS DIGITAIS
Main Article Content
Abstract
Este artigo traz reflexões a respeito das noções de texto e textualidade, e de suas implicações para o desenvolvimento de habilidades de leitura e de produção de textos constituídos por diferentes semioses. Discutimos os sete critérios de textualidade apontados incialmente por Beaugrande e Dressler (1981) e apresentamos uma proposta de revisão desses critérios. Considerando o cenário atual de popularização dos meios de comunicação de natureza digital e de acesso à internet, que vêm sendo acompanhados pela democratização da autoria, reconhecemos o uso de artefatos e recursos tecnológicos digitais como imprescindível para o trabalho do professor que tem o texto como unidade de trabalho. Logo, a fim de contribuir com o aprimoramento da prática docente e evidenciar a relação entre tecnologia digital e interação humana, sugerimos duas atividades de leitura e produção de textos multissemióticos digitais a partir de três critérios que consideramos fundamentais para qualificar um conteúdo como texto.
Downloads
Article Details
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.