TECNOLOGIAS DIGITAIS E A SUPERAÇÃO DO ENSINO TRADICIONAL DE LÍNGUA PORTUGUESA: IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTES IMPLICATIONS FOR TEACHING PRACTICE AND TRAINING

Conteúdo do artigo principal

Luís Cláudio Dallier Saldanha

Resumo

Este artigo tem como objetivo abordar as metodologias ativas e o multiletramento como possibilidades de superação do ensino tradicional de língua portuguesa em face dos desafios da comunicação e da interação no contexto das tecnologias e mídias digitais. A partir das concepções de metodologias ativas, multiletramento, multimodalidade e letramento digital, são examinados os papéis do professor e do aluno no ensino-aprendizagem de língua portuguesa, com suas implicações na formação docente. O presente estudo se constitui como pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, a partir de revisão de literatura sobre o tema e de textos de autores que são referência no assunto. Para a abordagem do ensino de língua portuguesa e as questões de letramento e multiletramento, recorreu-se principalmente a Travaglia (2009); Soares (2017); e Rojo e Moura (2019); para a discussão de ensino tradicional, metodologias ativas e tecnologias digitais, valeu-se sobretudo de Freire (1996); Pischetola e Young (2019); Moran (2018); e Luchesi, Lara e Santos (2022). Como resultado, este trabalho aponta para a necessidade de um ensino reflexivo e produtivo de língua portuguesa que incorpore a multimodalidade e os diversos gêneros textuais para uma aprendizagem mais ativa e voltada para formação de sujeitos críticos e reflexivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
DALLIER SALDANHA, Luís Cláudio. TECNOLOGIAS DIGITAIS E A SUPERAÇÃO DO ENSINO TRADICIONAL DE LÍNGUA PORTUGUESA: IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA E FORMAÇÃO DOCENTES: IMPLICATIONS FOR TEACHING PRACTICE AND TRAINING. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, n. 50, 2024. DOI: 10.12957/seminal.2024.83929. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/83929. Acesso em: 1 maio. 2025.
Seção
“Formação de professores, currículo, leitura, escrita e uso das tecnologias em Educação”