O USO DE TECNOLOGIAS NOS CINCO ANOS INICIAIS DE ESCOLARIZAÇÃO DE UM ESTUDANTE COM NECESSIDADES COMPLEXAS DE COMUNICAÇÃO

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Cleiton Batista de Oliveira
Monteiro da Cruz
Gabriela Barcelos Machado
Ingrid Mariano Moraes da Silva

Resumo

Considerando o processo de escolarização de um estudante com Necessidades Complexas de Comunicação (NCC) decorrentes do Transtorno do Espectro Autista (TEA) durante o primeiro segmento do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), este trabalho tem por objetivo identificar os recursos pedagógicos adotados neste período. O percurso metodológico partiu de uma análise documental, utilizando-se os relatórios e fichas de acompanhamento do Atendimento Educacional Especializado (AEE) dos referidos cinco anos de escolaridade, de 2019 a 2023, no total de quinze documentos. A partir da leitura destes documentos, os autores destacaram todas as referências a recursos utilizados na prática educacional, dividindo-os em dois grupos: baixa e alta tecnologia. Este trabalho provocou reflexões sobre as diferentes conjunturas educacionais do processo, que incluiu um período intermediário de ensino remoto, durante a pandemia de Covid-19. O estudo longitudinal realizado a partir da leitura dos relatórios elaborados pelas equipes docentes que acompanharam o estudante desenha um contraste entre os recursos utilizados no período de ensino remoto e os utilizados no ensino presencial. Destaca-se, na pesquisa realizada, que tecnologias desenvolvidas para Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA), imprescindíveis para favorecer o processo de comunicação de estudantes com NCC, foram mais amplamente utilizadas durante nos períodos de ensino presencial. Estudos de Vigotski sobre a compensação da deficiência afirmam que os recursos desenvolvidos pelo ambiente cultural, neste caso, a escola, têm a função de ampliar as possibilidades de participação social do indivíduo que tem alguma desvantagem em função da condição da deficiência. A relevância de se desenvolver estratégias e adotar recursos para garantir a acessibilidade às atividades da escola reside no fato de que é nas atividades coletivas que tem origem o desenvolvimento das funções psicológicas superiores. Tal premissa reforça a necessidade de que o AEE adote e desenvolva tais recursos com o objetivo de favorecer um processo de escolarização efetivo, ampliando as possibilidades de desenvolvimento e aprendizagem do educando.

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Como Citar
BATISTA DE OLIVEIRA, Cleiton; MONTEIRO DA CRUZ, Mara; BARCELOS MACHADO, Gabriela; MARIANO MORAES DA SILVA, Ingrid. O USO DE TECNOLOGIAS NOS CINCO ANOS INICIAIS DE ESCOLARIZAÇÃO DE UM ESTUDANTE COM NECESSIDADES COMPLEXAS DE COMUNICAÇÃO. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, n. 50, 2024. DOI: 10.12957/seminal.2024.83923. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/83923. Acesso em: 16 jun. 2025.
Seção
“Formação de professores, currículo, leitura, escrita e uso das tecnologias em Educação”
Biografia do Autor

Cleiton Batista de Oliveira, a:1:{s:5:"pt_BR";s:40:"Universidade do Estado do Rio de Janeiro";}

Mestre em Ensino na Educação Básica pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2023. Professor Substituto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira

Monteiro da Cruz, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Membro do grupo de pesquisa Formação em Diálogo: Narrativas de Professoras, Currículos e Culturas, pesquisadora da linha Alunos com Necessidades Educacionais Especiais e seus processos de ensino e aprendizagem.

Gabriela Barcelos Machado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduanda pedagogia, Universidade do Estado Do Rio De Janeiro. Bolsista do projeto FICCA

Ingrid Mariano Moraes da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Pedagogia, Faculdade Estácio de Sá. Pós-graduação em Psicopedagogia, Estácio de Sá. Professora da Universidade do Estado Do Rio De Janeiro- CAp-UERJ. bolsista do projeto FICCA