O USO DE TECNOLOGIAS NOS CINCO ANOS INICIAIS DE ESCOLARIZAÇÃO DE UM ESTUDANTE COM NECESSIDADES COMPLEXAS DE COMUNICAÇÃO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Considerando o processo de escolarização de um estudante com Necessidades Complexas de Comunicação (NCC) decorrentes do Transtorno do Espectro Autista (TEA) durante o primeiro segmento do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), este trabalho tem por objetivo identificar os recursos pedagógicos adotados neste período. O percurso metodológico partiu de uma análise documental, utilizando-se os relatórios e fichas de acompanhamento do Atendimento Educacional Especializado (AEE) dos referidos cinco anos de escolaridade, de 2019 a 2023, no total de quinze documentos. A partir da leitura destes documentos, os autores destacaram todas as referências a recursos utilizados na prática educacional, dividindo-os em dois grupos: baixa e alta tecnologia. Este trabalho provocou reflexões sobre as diferentes conjunturas educacionais do processo, que incluiu um período intermediário de ensino remoto, durante a pandemia de Covid-19. O estudo longitudinal realizado a partir da leitura dos relatórios elaborados pelas equipes docentes que acompanharam o estudante desenha um contraste entre os recursos utilizados no período de ensino remoto e os utilizados no ensino presencial. Destaca-se, na pesquisa realizada, que tecnologias desenvolvidas para Comunicação Alternativa e Ampliada (CAA), imprescindíveis para favorecer o processo de comunicação de estudantes com NCC, foram mais amplamente utilizadas durante nos períodos de ensino presencial. Estudos de Vigotski sobre a compensação da deficiência afirmam que os recursos desenvolvidos pelo ambiente cultural, neste caso, a escola, têm a função de ampliar as possibilidades de participação social do indivíduo que tem alguma desvantagem em função da condição da deficiência. A relevância de se desenvolver estratégias e adotar recursos para garantir a acessibilidade às atividades da escola reside no fato de que é nas atividades coletivas que tem origem o desenvolvimento das funções psicológicas superiores. Tal premissa reforça a necessidade de que o AEE adote e desenvolva tais recursos com o objetivo de favorecer um processo de escolarização efetivo, ampliando as possibilidades de desenvolvimento e aprendizagem do educando.
Downloads
Detalhes do artigo
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.