STORYTELLING NO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA: UMA PROPOSTA DE INOVAÇÃO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL

Conteúdo do artigo principal

Jéssica Jerlane Ferreira da Silva Barreto
Célia Maria de Araújo

Resumo

Um dos grandes desafios da educação é conseguir motivar a leitura e desenvolver a escrita nos estudantes. Nesse sentido, faz-se necessário desenvolver metodologias que possam ajudar a melhorar os índices de leitura e escrita. Dessa maneira, este artigo apresenta uma proposta metodológica inovadora de storytelling, a arte de contar histórias. O objetivo geral é explorar o potencial das técnicas de storytelling para estimular a criatividade e a imaginação dos alunos, por meio de uma oficina, com o intuito de facilitar a criação autoral de narrativas e o desenvolvimento das habilidades de escrita. Este trabalho caracteriza a estrutura da oficina, evidenciando cada encontro proposto nela com os objetivos do conhecimento, suas intenções e a forma de avaliação. Para a construção da base teórica, o artigo discute também o ensino de língua portuguesa no Brasil e as metodologias ativas, em especial o storytelling. Por fim, esta proposta pretende contribuir com a melhora das habilidades de leitura e de escrita no ensino de Língua Portuguesa, no Ensino Fundamental, a partir do uso de storytelling, por meio de uma metodologia inovadora que possa inspirar outros professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
JERLANE FERREIRA DA SILVA BARRETO, Jéssica; MARIA DE ARAÚJO, Célia. STORYTELLING NO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA: UMA PROPOSTA DE INOVAÇÃO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, n. 50, 2024. DOI: 10.12957/seminal.2024.83916. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/83916. Acesso em: 1 maio. 2025.
Seção
“Formação de professores, currículo, leitura, escrita e uso das tecnologias em Educação”