STORYTELLING NO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA: UMA PROPOSTA DE INOVAÇÃO PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Um dos grandes desafios da educação é conseguir motivar a leitura e desenvolver a escrita nos estudantes. Nesse sentido, faz-se necessário desenvolver metodologias que possam ajudar a melhorar os índices de leitura e escrita. Dessa maneira, este artigo apresenta uma proposta metodológica inovadora de storytelling, a arte de contar histórias. O objetivo geral é explorar o potencial das técnicas de storytelling para estimular a criatividade e a imaginação dos alunos, por meio de uma oficina, com o intuito de facilitar a criação autoral de narrativas e o desenvolvimento das habilidades de escrita. Este trabalho caracteriza a estrutura da oficina, evidenciando cada encontro proposto nela com os objetivos do conhecimento, suas intenções e a forma de avaliação. Para a construção da base teórica, o artigo discute também o ensino de língua portuguesa no Brasil e as metodologias ativas, em especial o storytelling. Por fim, esta proposta pretende contribuir com a melhora das habilidades de leitura e de escrita no ensino de Língua Portuguesa, no Ensino Fundamental, a partir do uso de storytelling, por meio de uma metodologia inovadora que possa inspirar outros professores.
Downloads
Detalhes do artigo
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.