BOOKTUBERS, BOOKTOKERS E O LETRAMENTO LITERÁRIO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA EM TORNO DESSAS TECNOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO
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As novas tecnologias possibilitaram ambientes virtuais interativos, que promovem a construção coletiva do conhecimento, tornando o aprendizado mais igualitário. Atualmente, os estudantes têm a oportunidade de se envolver com a literatura para além do ambiente escolar. Considerando esse contexto de inserção da literatura na escola em interação com componentes da cibercultura, este estudo tem como objetivo investigar pesquisas científicas sobre a recorrência dos booktubers e booktokers como estratégia para o letramento literário no Ensino Médio. Em relação à metodologia, fundamenta-se em uma revisão integrativa de literatura, um método qualitativo dinâmico voltado para explorar alternativas no processo de ensino-aprendizagem. A investigação foi fundamentada em diversos autores, como Jenkins (2009), para examinar a cultura de convergência; Jeffman (2017), para investigar a temática dos booktubers; Cosson (2021), para discutir conceitos relacionados ao letramento literário; Chartier (1988), para analisar a história cultural no contexto de práticas e representações; e na Base Nacional Comum Curricular - BNCC (Brasil, 2018), para obter diretrizes sobre o ensino de língua portuguesa no Ensino Médio. Como resultado, houve a análise de 11 obras científicas que mostram que os booktubers e booktokers proporcionam uma conexão entre leitores e produtores de conteúdo literário acessarem resenhas e críticas para orientar suas escolhas de leitura. Essa abordagem visa estimular discussões literárias e elevar o letramento literário. Assim, a implementação de uma educação literária inclusiva e participativa, é possível por meio da colaboração entre educadores, mediadores de leitura, instituições educacionais e comunidades virtuais.
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