BOOKTUBERS, BOOKTOKERS E O LETRAMENTO LITERÁRIO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA EM TORNO DESSAS TECNOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO

Main Article Content

Muriel Prado de Melo Junior
Maria Luceli Sousa da Silva Lima
Geam Karlo-Gomes

Abstract

As novas tecnologias possibilitaram ambientes virtuais interativos, que promovem a construção coletiva do conhecimento, tornando o aprendizado mais igualitário. Atualmente, os estudantes têm a oportunidade de se envolver com a literatura para além do ambiente escolar. Considerando esse contexto de inserção da literatura na escola em interação com componentes da cibercultura, este estudo tem como objetivo investigar pesquisas científicas sobre a recorrência dos booktubers e booktokers como estratégia para o letramento literário no Ensino Médio. Em relação à metodologia, fundamenta-se em uma revisão integrativa de literatura, um método qualitativo dinâmico voltado para explorar alternativas no processo de ensino-aprendizagem. A investigação foi fundamentada em diversos autores, como Jenkins (2009), para examinar a cultura de convergência; Jeffman (2017), para investigar a temática dos booktubers; Cosson (2021), para discutir conceitos relacionados ao letramento literário; Chartier (1988), para analisar a história cultural no contexto de práticas e representações; e na Base Nacional Comum Curricular - BNCC (Brasil, 2018), para obter diretrizes sobre o ensino de língua portuguesa no Ensino Médio. Como resultado, houve a análise de 11 obras científicas que mostram que os booktubers e booktokers proporcionam uma conexão entre leitores e produtores de conteúdo literário acessarem resenhas e críticas para orientar suas escolhas de leitura. Essa abordagem visa estimular discussões literárias e elevar o letramento literário. Assim, a implementação de uma educação literária inclusiva e participativa, é possível por meio da colaboração entre educadores, mediadores de leitura, instituições educacionais e comunidades virtuais.

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details

How to Cite
MELO JUNIOR, Muriel Prado de; LIMA, Maria Luceli Sousa da Silva; KARLO-GOMES, Geam. BOOKTUBERS, BOOKTOKERS E O LETRAMENTO LITERÁRIO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA EM TORNO DESSAS TECNOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, n. 50, 2024. DOI: 10.12957/seminal.2024.83907. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/83907. Acesso em: 1 may. 2025.
Section
“Formação de professores, currículo, leitura, escrita e uso das tecnologias em Educação”
Author Biographies

Muriel Prado de Melo Junior, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Mestrando em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Especialista em Ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas pela Universidade de Pernambuco - UPE. Integrante do Grupo de Pesquisa CNPq- LABFOR: Formação Docente- Linguagem, Educação e Tecnologias e do Grupo de Pesquisa LACELI (CNPq/UFRPE) (Linguagem, Ação, Crítica e Educação em Línguas).

Maria Luceli Sousa da Silva Lima, Universidade de Pernambuco - UPE

Especialista em Ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas pela Universidade de Pernambuco - UPE.

Geam Karlo-Gomes, Universidade de Pernambuco

Professor do Programa de Pós-Graduação em Culturas Africanas, da Diáspora e dos Povos Indígenas - PROCADI e do Mestrado Profissional em Rede - PROFLETRAS, ambos  da UPE. Líder do ITESI - Grupo de Pesquisa Itinerários Interdisciplinares em Estudos Sobre o Imaginário, Linguagens e Culturas (CNPq/UPE).