AVALIAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS PARA A ALFABETIZAÇÃO

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Natália Taís Scherer
Kári Lúcia Forneck

Resumo

Este trabalho busca avaliar jogos digitais de livre acesso, disponíveis para o exercício do princípio alfabético. A fim de subsidiar as análises, assumimos o escopo teórico da Psicolinguística para conceituar consciência fonológica e princípio alfabético. Para a avaliação dos jogos, adaptamos o Protocolo de Avaliação de Softwares Pedagógico (PASP), de Ribeiro (2013), selecionando cinco dos onze critérios propostos pela autora. As análises foram realizadas a partir da seleção de três diferentes plataformas digitais, das quais foram escolhidos os três jogos mais acessados pelos usuários, somando ao todo nove jogos avaliados. Os resultados revelaram lacunas em determinados jogos de alfabetização, especialmente ao buscar atividades de desenvolvimento da consciência fonológica. Em geral, os jogos digitais de alfabetização não são suficientes para ensinar a criança a ler e a escrever. Em alguns casos, os materiais podem, no máximo, servir como subsídio para praticar algum conhecimento já aprendido sob a mediação do professor. Sem a intervenção docente, portanto, não há garantia de desenvolvimento do princípio alfabetíco por meio de nenhum jogo digital analisado.

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Como Citar
SCHERER, Natália Taís; FORNECK, Kári Lúcia. AVALIAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS PARA A ALFABETIZAÇÃO. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, n. 50, 2024. DOI: 10.12957/seminal.2024.83906. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/83906. Acesso em: 17 jun. 2025.
Seção
“Formação de professores, currículo, leitura, escrita e uso das tecnologias em Educação”
Biografia do Autor

Kári Lúcia Forneck, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Possui graduação em Letras pela Univates (2002), mestrado em Letras pela PUCRS (2006) e doutorado em Letras pela PUCRS (2016). É professora titular na Universidade do Vale do Taquari - Univates, onde atua como docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino e dos Cursos de Letras e de Pedagogia. Tem experiência nos seguintes temas: ensino da leitura e da escrita, processamento da compreensão leitora e processos inferenciais pragmáticos. Desenvolve, ainda, pesquisas sobre o ensino de línguas mediado por tecnologias digitais.