SEQUÊNCIA DIDÁTICA MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA POTENCIALIZAR A PRODUÇÃO ESCRITA NOS ANOS INICIAIS

Conteúdo do artigo principal

Emanuelly Roque Ferreira
Dirce Aparecida Foletto de Moraes

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo investigar em que medida uma sequência didática com o uso das plataformas Book Creator e Bitmoji podem potencializar a produção escrita nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a partir da produção da autobiografia do estudante. Este estudo é resultado da Iniciação Científica e se caracteriza por uma abordagem qualitativa na modalidade pesquisa-intervenção. Os participantes são estudantes de uma turma do 4º ano dos Anos Iniciais de uma escola municipal da cidade de Londrina, participante do Programa Residência Pedagógica. Os dados foram coletados por meio de observação, análise das atividades realizadas pelos estudantes, depoimentos dos estudantes durante as aulas e um questionário individual. Os resultados indicam que estas ferramentas interativas são atrativas aos estudantes e, dessa forma, podem contribuir para a produção de textos mais significativos, ampliação do processo de escrita, o repertório textual e a liberdade criativa, além de auxiliar na construção de aprendizagens e na aquisição de novos conhecimentos. Os resultados indicam ainda que as tecnologias digitais podem potencializar as práticas de escrita quando utilizadas para promover autoria, produção, estimular a imaginação e a criatividade de forma lúdica e interativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
ROQUE FERREIRA, Emanuelly; MORAES, Dirce Aparecida Foletto de. SEQUÊNCIA DIDÁTICA MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA POTENCIALIZAR A PRODUÇÃO ESCRITA NOS ANOS INICIAIS. Caderno Seminal, Rio de Janeiro, n. 50, 2024. DOI: 10.12957/seminal.2024.83902. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/cadernoseminal/article/view/83902. Acesso em: 2 maio. 2025.
Seção
“Formação de professores, currículo, leitura, escrita e uso das tecnologias em Educação”