SEQUÊNCIA DIDÁTICA MEDIADA PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA POTENCIALIZAR A PRODUÇÃO ESCRITA NOS ANOS INICIAIS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A presente pesquisa teve como objetivo investigar em que medida uma sequência didática com o uso das plataformas Book Creator e Bitmoji podem potencializar a produção escrita nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a partir da produção da autobiografia do estudante. Este estudo é resultado da Iniciação Científica e se caracteriza por uma abordagem qualitativa na modalidade pesquisa-intervenção. Os participantes são estudantes de uma turma do 4º ano dos Anos Iniciais de uma escola municipal da cidade de Londrina, participante do Programa Residência Pedagógica. Os dados foram coletados por meio de observação, análise das atividades realizadas pelos estudantes, depoimentos dos estudantes durante as aulas e um questionário individual. Os resultados indicam que estas ferramentas interativas são atrativas aos estudantes e, dessa forma, podem contribuir para a produção de textos mais significativos, ampliação do processo de escrita, o repertório textual e a liberdade criativa, além de auxiliar na construção de aprendizagens e na aquisição de novos conhecimentos. Os resultados indicam ainda que as tecnologias digitais podem potencializar as práticas de escrita quando utilizadas para promover autoria, produção, estimular a imaginação e a criatividade de forma lúdica e interativa.
Downloads
Detalhes do artigo
Ao submeter seus manuscritos para publicação em nossos periódicos, os autores concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada neste periódico (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de sua autoria e da publicação inicial neste periódico.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.